Pequenas e médias empresas estarão obrigadas ao eSocial em julho
Pesquisa da Sage revela que a um mês da entrada em vigor do programa, apenas 9% das empresas estão preparadas para a mudança
A menos de um mês do prazo para que as pequenas e médias empresas estejam integradas ao eSocial, menos de 10% delas afirmam estar preparadas.
O levantamento, realizado pela multinacional britânica de software de gestão Sage, aferiu que 65% das empresas dizem não ter conhecimento sobre as informações que deverão ser reportadas ao eSocial. Ao mesmo tempo, 11% dizem não se preocupar, apoiando-se totalmente na figura de seu contador para cumprir com a obrigação.
A primeira fase de implantação do sistema do governo, que iniciou em janeiro desse ano, integrou empresas com faturamento anual, no ano de 2016, acima de R$ 78 milhões. A partir de 16 de julho, o programa vai passar a receber as informações de companhias com faturamento igual ou abaixo desse valor.
De acordo com o VP da unidade de Negócios Accountants da Sage Brasil, Elton Donato, “o eSocial traz grandes mudanças na forma de trabalho das empresas e escritórios de contabilidade no que diz respeito, principalmente, às rotinas do departamento pessoal, que agora passam a ter que reportar ao Governo, praticamente em tempo real, tudo o que acontece na vida laboral de seus empregados.”
A pesquisa ouviu 366 companhias de pequeno e médio porte e também escritórios de contabilidade, grandes parceiros dessas empresas nessa mudança. Segundo os 686 escritórios respondentes, a área de recursos humanos recebeu a maior parte dos investimentos para se adaptar ao eSocial, com 28% dos recursos destinados a ela. Na sequência, vem contabilidade, com 16%, e TI, com 14%.
“Os escritórios contábeis terão um papel fundamental nesta etapa da implantação do novo sistema, pois as pequenas e médias organizações irão contar com a ajuda e a consultoria desses profissionais para se manterem em conformidade”, afirma Donato. Ele ainda ressalta que os escritórios de contabilidade devem fazer uso de ferramentas que os apoiem nesse processo, evitando possíveis problemas com a entrega, pois certamente terão dificuldades nesse início de adoção da nova obrigação. Ainda segundo o executivo, não basta ter o software de folha de pagamento preparado para realizar a transmissão dos arquivos ao eSocial. É preciso investir na capacitação das pessoas que serão responsáveis por isso.
Pensando nisso, a Sage, lançou uma plataforma chamada Sage Solução eSocial, focada em apoiar os escritórios de contabilidade na preparação de seus clientes e funcionários. A solução reúne informações técnicas e operacionais para cada fase do projeto.
“Com essa ferramenta, os escritórios de contabilidade conseguem capacitar e acompanhar passo a passo o que precisa ser feito e a evolução das tarefas por meio de um painel de controle que exibe em percentual o grau de evolução em cada fase”, complementa o executivo.
Mais informações sobre o produto: http://bit.ly/sagesolucaoesocial
Sobre a Sage
A Sage (FTSE: SGE) é a líder global em tecnologia para ajudar empresas de todos os tamanhos na gestão de tudo o que precisam: de dinheiro a pessoas – sejam elas start-ups, scale-ups ou de grande porte.
Nós fazemos isso com o Sage Business Cloud – a primeira e única solução de gestão que contempla as áreas de Contabilidade, Gestão Financeira, Gestão de Empresas, Recursos Humanos, Folha de Pagamentos e Pagamentos.
Nossa missão é liberar os empreendedores do peso das tarefas administrativas para que eles possam passar mais tempo fazendo o que amam. É o que fazemos todos os dias para três milhões de clientes em 23 países, por meio de nossos 13 mil colegas e de uma rede de contadores e parceiros. Nosso compromisso é fazer negócios de forma responsável e retribuir para as comunidades onde atuamos por meio da Sage Foundation.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário