Brasil,

Nova ISO 45001 Garante Ambientes de Trabalho Mais Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Soterio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Grupo Bureau Veritas já certifica e realiza treinamentos da ISO 45001:2018, que garante a manutenção do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), já está trabalhando com a ISO 45001:2018, vigente desde março deste ano. A nova norma internacional em Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST) auxilia as organizações na implantação e desenvolvimento de políticas internas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, substituindo a OHSAS 18001:2007. Atento às mudanças, o Bureau Veritas está certificando empresas na nova norma ISO 45001 e também já está com novas turmas de treinamento voltadas para especialistas e colaboradores que queiram se atualizar em relação à transição.

A ISO 450001 segue a Estrutura de Alto Nível (High Level Structure – HLS), que prevê que as empresas sigam bases comuns nos processos internos dos SGSST, formalizando padrões, independente do segmento de atuação da organização. Isso faz com que as normas nacionais sejam unificadas, permitindo a integração completa com outros sistemas, como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015. As companhias que são hoje certificadas em Saúde e Segurança do Trabalho pela antiga norma, devem realizar a substituição pela nova ISO em até três anos, para manterem a certificação.

“A nova norma permite atender à legislação vigente, traz melhorias relacionadas à segurança e saúde no trabalho, além de melhorar a imagem e a reputação da organização que obtiver a certificação. Como há o prazo de três anos para adequação à norma, é importante que as companhias se antecipem para realizarem uma transição de forma organizada e tranquila”, explica José Cunha, Diretor de Certificação do Grupo Bureau Veritas para a América Latina.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, 270 milhões de pessoas sofrem acidentes de trabalho a cada ano e cerca até 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é direcionado para o afastamento de colaboradores acidentados durante suas funções ou em tratamento de doenças geradas pelo trabalho.

A OHSAS 18001:2007 prescrevia o que devia ser gerenciado para a prática de redução de riscos, porém, deixava a cargo da empresa a forma como esse gerenciamento deveria ser feito. A nova melhora esse controle de risco, desempenho e resultados, além de reduzir lesões, problemas de saúde e até acidentes fatais. Para as empresas, isso representa um sistema de saúde e segurança ocupacional que abrange todos as áreas de atuação, gerando mais clareza sobre as normas.

O International Accreditation Forum (IAF) desenvolveu os requisitos de migração para ajudar organizações certificadas, organismos de certificação, órgãos de credenciamento e outras partes interessadas a migrar para o ISO 45001.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente m 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas seis divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura, Certificação e Varejo. Com mais de 4 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar