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Marketing digital: cresce o investimento no profissional que tem o conhecimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clayton Stoco
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De acordo com a eMarketer, multinacional de pesquisa de mercado, o investimento em publicidade digital aumentou 15% no país em 2017, chegando a 3,36 bilhões de dólares. Nesse quesito, as empresas têm priorizado Facebook Ads e Google AdWords, segundo dados da Content Trends.

Além do mais, com a crescente expansão da internet e a popularização das redes sociais, principalmente entre os brasileiros, o marketing digital tem transformado as estratégias das empresas. Se antes elas estavam habituadas a trabalhar com ações off-line (panfletagem, outdoors e anúncios em revistas), agora as equipes de marketing se veem mediante um novo desafio: conquistar potenciais clientes através dos meios digitais.

Tal cenário deixa em evidência uma carreira que cresce cada vez mais no mercado: o profissional de marketing digital. Para a diretoria de e-commerce da Unilever na América Latina, já não é mais plausível considerar um profissional que não tenha conhecimento sobre o assunto. Dominar a área é mais do que obrigatório, principalmente quando se está falando dos quesitos marketing e comunicação. Esse conhecimento adicional pode, inclusive, trazer vantagens competitivas durante processos seletivos em grandes organizações.

Diferenças entre os profissionais de marketing

Existem duas variáveis principais que diferenciam o profissional de marketing tradicional do especialista em marketing digital. A primeira, certamente, é a técnica. Para atuar no segmento de marketing digital, é necessário ser um profissional orientado à performance, ou seja, ele deve entender não apenas sobre os fundamentos de marketing, como também de estratégia de conteúdo, otimização de sites, redes sociais, e-mail marketing e mensuração de campanhas.

Além de necessariamente saber como construir, executar e mensurar os projetos on-line, a segunda variável do profissional em marketing digital diz respeito ao perfil desse especialista, que é bem específico. No marketing digital, é preciso saber como se adaptar, estar preparado para as frequentes transformações e conseguir ter um certo nível de visão - para tentar prever o que está à frente -, além de saber encontrar oportunidades e ter disposição a riscos.

Por outro lado, o profissional de marketing tradicional encontra mais dificuldades para lidar com esse novo mundo em transição. É preciso, acima de tudo, compreender os sinais que apontam o que está por vir. Dessa forma, o mercado acaba desenvolvendo maior apreço aos profissionais que são capacitados em marketing digital, e por isso a ideia de contratar agência de marketing digital com profissionais especializados tem se tornado cada vez mais frequente entre as empresas.

Como ser um bom profissional

Os profissionais de marketing, hoje, devem se preocupar em desenvolver recursos para aprender a ler sinais ao invés de buscar encontrar fórmulas prontas para o sucesso. Tais recursos podem vir na forma de disciplinas adjacentes, por exemplo, como sociologia e psicologia, que visam entender o que está acontecendo com a sociedade e o mundo, além de obter conhecimento sobre tecnologia, estar atualizado em relação a esse novo mundo de inteligência artificial e todas as transformações que isso implica para a vida das pessoas.

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