Como calcular corretamente o ISS?
Imposto incide na prestação de serviços de qualquer natureza
Não é novidade que a legislação tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo. De acordo com um relatório divulgado no último ano pelo Banco Mundial, o Brasil é o país onde mais se gasta tempo com a burocracia tributária. Neste cenário, para ter controle tributário e alcançar o sucesso do negócio, o empresário precisa entender todos os tributos, impostos e leis instituídas.
Destas cobranças, uma das mais complexas, que muitos empreendedores realizam o pagamento sem nem mesmo entender o porquê, é o Imposto Sobre Serviços (ISS). O tributo, recolhido pelos municípios, incide na prestação de serviços realizada por quase todas as empresas e profissionais autônomos, por isso também conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A exceção ocorre para negócios no exterior e com reflexos apenas fora do Brasil.
Apesar de parecer complicado, calcular o ISS é uma tarefa mais simples do que parece, mas demanda esforço. "Primeiro, é necessário consultar a legislação do município do prestador do serviço e verificar a alíquota aplicada à atividade e natureza de sua empresa", elucida Heber Dionízio, contador da Contabilizei, escritório de contabilidade que, com tecnologia, oferece mais praticidade, transparência e economia para mais de 5.000 PMEs pelo Brasil.
Heber explica que o cálculo envolve o preço do serviço e o tributo local. "Se o serviço custa R$100 e sobre ele incide uma alíquota de 5% (que é o valor máximo permitido por lei - o mínimo é 2%), os impostos recolhidos para o município, a título de ISS seria de R$5", exemplifica. "No caso das empresas que fazem recolhimento de impostos pelo DAS, os tributos são calculados pelo sistema e cobrados em uma guia única."
Sobre a Contabilizei
A Contabilizei é um escritório de contabilidade que oferece mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas. Com o uso da tecnologia, promove a maior disrupção na indústria contábil brasileira ao automatizar processos e rotinas, garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. A Contabilizei também oferece uma plataforma onde o empresário tem total visualização e controle dos aspectos contábeis da sua empresa: emissão de nota fiscal, guias de impostos, relatórios contábeis, tudo à disposição em poucos cliques. Disponível em mais de 30 cidades em todo o Brasil, incluindo as principais capitais, a empresa foi fundada em 2013 pelo empresário Vitor Torres e tem mais de 5.000 clientes em todo Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário