Entenda como superar as mudanças e inovações tecnológicas, que geram desempregos e mudanças nas carreiras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcia de Salvi Pillat

O Mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige velocidade na busca de oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira. Executivos e empreendedores inteligentes fazem mudanças quando as coisas vão bem. Ou seja, exatamente nos momentos que detêm todos os recursos e a energia necessária para conduzir o processo. O cenário econômico emite sinais de alta em alguns setores até 2021, e outros em queda.

Às vezes, mudar não é uma questão de desejo, mas de exigências do próprio mercado, caracterizado pela alta competitividade, concorrência com grandes players internacionais e evoluções tecnológicas.

Muitos conseguem fazer isso a tempo, alguns perdem a hora e outros antecipam o processo, enxergando tendências e oportunidades

Muitos executivos mesmo estando bem dentro das empresas buscam posições melhores, maiores desafios, cargos, salários ou expatriação.

O cenário econômico no Brasil emite sinais de alta em alguns setores até 2021, e outros que estão bem na atualidade ameaçam entrar em queda.

Com uma possível recessão batendo em nossa porta de uma empresa já é a hora de mudar e exige que isto seja feito com velocidade.

Alguns setores da economia, como as montadoras e autopeças, já dispensaram milhares de pessoas, e Adilson Fukuda, demitido da FORD depois de 20 anos, através da ajuda de um coach de carreira da United HR, encontrou na Barry Callebault a maior fábrica de chocolates do mundo uma oportunidade de assumir um cargo de gestão. Segundo Marcio Pereira CEO da United HR, foi desenvolvido ao seu cliente uma estratégia de mudar para um setor que está em alta. "Conheci o Márcio Pereira como gestor na área de Recursos Humanos e a sua grande qualidade é a facilidade de analisar o perfil de um candidato e rapidamente identificar um leque de oportunidades aplicáveis a este profissional. Através da visão holística do mercado de trabalho e amplo "network", sua equipe é favorecida a prestar serviços de qualidade junto as melhores empresas, afirmou Adilson Fukuda".

Os avanços da tecnologia estão trazendo grandes inovações e seus impactos já podem ser vistos em inúmeros setores. Por exemplo, no setor de construção civil a United HR levou Priscilla Batista da Odebrecht, empresa de construção civil, para Schneider empresa de energia, através da ajuda da equipe da United HR. "Desde nosso primeiro contato, Marcia de Salvi Pillat da United HR ajudou-me da melhor forma para fazer a análise da minha carreira. Apresentou - me novos procedimentos e otimizou meu currículo, consequentemente aumentando minhas oportunidades no mercado", declara Priscilla.

Tiago Galdino por exemplo só assumiu uma posição na Imovelweb, empresa de tecnologia do mercado imobiliário depois de uma carreira desenvolvida na Construtora Camargo Correa após um processo de coach na United HR com a Presidente Marcia Pillat. Com o projeto totalmente adaptado ao meu perfil, consegui fazer um upgrade na minha carreira. Estava ocupando a posição de Gerente de Finanças, Administração e Processos com Tecnologia na Camargo Corrêa e hoje ocupo a posição de CFO Brasil na ImovelWeb. O projeto desenvolvido com a United HR foi extremamente rápido e muito útil para a minha carreira. A Coach tem o dom de entender e absorver as potencialidades e transformá-las em ações e objetivos de forma prática, direta e com uma energia contagiante, afirma Tiago Galdino CFO Brasil da IMOVELWEB.

A United HR mapeou na automação do marketing, uma oportunidade para Maria Pestana. "Conhecer a Marcia Pillat coach e Vice-presidente da United HR, foi fundamental na minha vida profissional, além da sua competência em coaching e hunter, é uma pessoa que sabe avaliar e indicar profissionais, das mais diversas áreas, para novas oportunidades. É um privilégio." Afirma Maria Pestana, que foi contratada como Head de Marketing na ReachLocal.

Alguns postos de trabalho estão sendo extintos pelo uso cada vez mais frequente dos softwares, ou seja, profissões estão virando programas de computador.

Walter Marques acaba de assumir um cargo de Business Development Manager na Softiline (líder mundial na oferta de soluções de software, consolidando conhecimento e experiência na prestação de serviços de TI) startup russa. O executivo atuou anteriormente em empresas como Oracle e Tech4B. "O projeto de coach elaborado pela Marcia de Salvi Pillat da United HR mostrou-se efetivo e completo que partindo de uma avaliação 360 conseguiu identificar oportunidades em linha com as minhas características e aspirações, resultando em match de fazer brilhar os olhos. No meu caso um desafio em business development para uma sturtup de tecnologia da Russia com foco em mercados emergentes e de crescimento acelerado". Afirma Walter Marques, atual Business Development Manager na Softline.

A United HR também encontrou no maior varejista europeu Carrefour uma oportunidade para, Helton Teixeira, em uma posição de gestão na divisão do varejo têxtil. Helton precisa mudar de Londrina para São Paulo, entrou em contato com Marcio Pereira CEO da United que o indicou a esta grande oportunidade de mudança.

Outro setor que apresentou mudanças também diversificou a carreira de Marcio Andrade, Gerente de Projetos do Grupo ASSA ABLOY, empresa sueco-filandesa. Ele participou de um processo de Coaching de carreira com a equipe da United HR, antes de sua recolocação. "Senti que teria minhas chances de recolocação seriam ampliadas e com a orientação e indicação a empresas da equipe da United HR me preparei para enfrentar os desafios", disse Marcio Andrade.

Antes desta recolocação o executivo atuou em diferentes setores como EMS (farmacêutica), BRASTEC (petróleo e energia), JARAGUÁ, MCM (engenharia mecânica e industrial), Andrade Gutierrez, Galvão Engenharia e encontrou na ASSA ABLOY Brasil um desafio motivador.

Renato Drumond participou de um projeto de Coaching desenvolvido com a United HR, "o projeto desenvolvido potencializou a minha transição de carreira, assumi uma posição no Instituto Mindset como Branch Manager, afirma Renato Drumond".

Website: http://unitedhr.co