Brasil,

Estratégia é fundamental para o empreendedorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Luiza Augusto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Daniel Diniz, VP de estratégia da Isobar Brasil, comenta, em evento realizado na Unibes Cultural, a importância do planejamento como ferramenta de construção do futuro

O lançamento do programa CoLABore, criado pela Unibes Cultural, com patrocínio da Cielo, está reunindo em São Paulo mais de 15 palestrantes de diversas instituições para criar conexões e impulsos entre diferentes protagonistas do empreendedorismo social e criativo.

Mediador do segundo painel do dia, “Planejamento estratégico e marketing: para que serve esse plano de voo?”, Daniel Diniz, VP de estratégia da Isobar Brasil, acredita que a estratégia é parte fundamental da cultura do empreendedorismo. “Apesar das intempéries do governo e do cenário brasileiro, precisamos absorver a ideia de que por meio do desenvolvimento da estratégia, podemos pensar o futuro e construir o futuro do jeito que imaginamos”, comenta o executivo.

“Estratégia é saber onde quer chegar. Se pergunte se você realmente consegue chegar onde você quer chegar e qual o jeito mais fácil de chegar lá. Estratégia bem definida é o que faz você chegar mais rápido, com menos gasto de energia e menor gasto de dinheiro”, completa.

Para Eduardo Pedote, sócio da Bemtevi Investimento Social, ter uma estratégia está relacionado a ter uma ideia bem estruturada, um entendimento de mercado e também o extrato de negócios. “É importante ter um processo coerente e completo para um negócio. Alinhamento do propósito com a proposta, modelo de negócio escolhido, estrutura do time que está formando, quanto está entendendo do contexto em que está atuando, qual a estrutura de números e projeções. Tudo isso é importante para montar um planejamento estratégico. Quanto mais variáveis você consegue enxergar em um plano de negócios, mais chances você tem de levantar voo com a sua ideia”, explicou.

Para Carlos Giusti, sócio da PwC, o que define a relevância de um negócio e de uma ideia é o propósito. “É um clichê, mas saber qual problema relevante que você quer resolver é fundamental. A solução do problema precisa de entendimento cultural e comportamental para que funcione. Tenha uma visão 360 graus sobre o problema e como solucionar. E tenha uma equipe multicompetências”.

Segundo o executivo, os princípios da boa administração não mudaram, mas é preciso trabalhar com mais variáveis, capturar mais informações, entender quais são as informações relevantes para o seu negócio. É dessa maneira que se toma decisões rápidas de maneiras mais assertiva.

Diretor geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes acredita que “você tem uma ideia sozinho, mas, tendo a empatia de entender outros pontos de vista, é possível travar outros caminhos”. O executivo exaltou a importância do trabalho colaborativo, já que criar juntos e compartilhar experiências, até mesmo com concorrentes do seu negócio, ajuda a aprender com o outro e melhorar o mercado como um todo. Para completar seus conselhos, o empresário finaliza: “Na construção de uma estratégia, permita-se inovar e também errar. Saia da zona de conforto, porque só assim você vai ter um bom planejamento”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar