Brasil,

Seguradora Líder participa de audiência pública na Câmara dos Deputados para discussão do SOAT

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Líder
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

​A Seguradora Líder participou, nesta terça-feira (19/06), de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei 8.338/2017. De autoria do deputado Lucas Vergílio (SD-GO), a proposta criaria o Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito (SOAT), um novo modelo de seguro obrigatório de trânsito no País. Na ocasião, o diretor-presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, apresentou o histórico da criação do Seguro DPVAT, os avanços obtidos com o atual modelo de consórcio, e os resultados da atuação da Seguradora como gestora do DPVAT.

A audiência pública foi conduzida pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), e contou também com a participação do diretor de solvência da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Ícaro Demarchi Araújo Leite; do diretor técnico da CNseg, Alexandre Henriques Leal Neto; e do diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior.

Pelo PL 8338/17, os proprietários de veículos poderão escolher a companhia seguradora autorizada de sua preferência para contratar o SOAT. De acordo com Ismar Tôrres, a proposta resgata o modelo vigente até 1986, em que a contratação do Seguro DPVAT era feita, diretamente, com Seguradoras e Corretores de livre escolha dos proprietários de veículos, e que não teve êxito no passado. “O modelo anterior fracassou ao não garantir cobertura universal, essência de um seguro obrigatório de trânsito. Poucos contratavam o seguro. Receber a indenização era tarefa dificílima. A vítima de acidentes precisava identificar qual seguradora teria garantido o risco, o que muitas vezes, sem a identificação do responsável pelo acidente, não era possível”, enumerou o diretor-presidente da Seguradora Líder.

Na audiência, Tôrres também destacou o caso do DPEM, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas, operado em livre concorrência, que não é mais comercializado desde março de 2016. Atualmente, não há qualquer embarcação com seguro DPEM. “Face à necessidade de restabelecer a cobertura aos sinistros náuticos, a Susep consultou o mercado segurador que informou não ter interesse em operacionalizar o DPEM no modelo atual. O mercado, porém, admite retomar a comercialização, caso o modelo fosse semelhante ao do Seguro DPVAT, em modelo Consórcio, similar ao administrado pela Seguradora Líder”, pontuou.

Representando a CNSeg, o diretor técnico Alexandre Henriques Leal Neto explicou que sob a ótica do cliente, a proposta do PL 8.338 traria incertezas quanto ao interesse das seguradoras em oferecer o seguro obrigatório com valores acessíveis à população, principalmente para regiões do país e categorias de veículos com alta sinistralidade, como é o caso das motocicletas e do Nordeste. Alexandre Neto também ressaltou a atuação da Seguradora Líder no combate às fraudes e no aprimoramento do modelo do Seguro DPVAT. “Nós somos favoráveis ao aperfeiçoamento do atual modelo de gestão e a Seguradora Líder vem atuando para alcançar esse objetivo com melhorias na governança interna e atuando contra às fraudes, que prejudicam a própria Seguradora e a população”, afirmou.

Aperfeiçoamento do modelo

O diretor de solvência da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Ícaro Demarchi Araújo Leite, ressaltou que o órgão acredita que o Seguro DPVAT precisa ser discutido e que no início do ano estabeleceu uma comissão para debater modelos, da qual a Seguradora Líder faz parte e já foi tema da 17ª Edição da newsletter. “Foram 5 encontros e um relatório preliminar já foi disponibilizado no site da Susep. Todos os participantes da Comissão identificaram possibilidades, desde modificar ou não o modelo do DPVAT. Muito possivelmente, ao longo do segundo semestre, teremos uma proposta final para encaminhar ao CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados). A Susep reconhece que houve evolução e melhoria na atual gestão da Seguradora, mas quer mais do que isso”, enfatizou.

O diretor-presidente da Seguradora Líder explicou que a Companhia, com o apoio de uma consultoria internacional, estudou seguros obrigatórios em 36 países e 40 modelos análogos foram examinados. A partir desse levantamento, a Seguradora, juntamente com a CNSeg e a FenSeg, endereçaram um documento à Susep com 19 propostas de aperfeiçoamento do modelo, entre elas a criação de uma rede de corretores de seguros em todo o Brasil – cerca de 20 mil – treinados para esclarecer dúvidas e dar entrada nos pedidos de indenização para os beneficiários.

Quando perguntados sobre o papel da CPI DPVAT e a Operação Tempo de Despertar para o aperfeiçoamento do modelo, Ícaro Dermachi deixou claro que “certamente, a Susep e a própria Seguradora Líder se debruçaram ainda mais sobre a operação e sobre a governança para reduzir significativamente a quantidade de fraudes contra o Seguro DPVAT. A própria Seguradora Líder está noticiando, com regularidade, fraudes investigadas às autoridades competentes. Uma operação grande no Ceará, por exemplo, foi deflagrada recentemente com notícias enviadas pela Seguradora”, reforçou.

Ismar Tôrres também esclareceu que o modelo atual de gestão do Seguro DPVAT não é um monopólio, já que, qualquer seguradora autorizada pela Susep a operar no País pode fazer parte do consórcio. “Para operar no consórcio do Seguro DPVAT basta que a Susep autorize. Todo ano entram e saem seguradoras. Essa é uma opção estratégica de cada companhia”, ressaltou.

Toda a audiência pública pode ser conferida clicando aqui: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/arquivos/videoArquivo?codSessao=74039#videoTitulo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar