Brasil,

Brasil no combate às fake news na eleição brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaís Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Brasil no combate às fake news na eleição brasileira

Entenda como a internet como influenciar o voto

Na última terça-feira (12/06), o general Sérgio Westphalen Etchegoyen - ministro do Gabinete de Segurança Institucional - revelou que o Brasil enviou uma equipe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para diversos países, com o intuito de estudar o combate às fake news.

Não é de hoje que o termo “fake news” faz parte das nossas notícias do dia, entretanto isso não significa que nós não corremos o risco de sermos enganados por elas.

O termo ficou difundido nos meios de comunicação depois de ter sido um dos mais usados durante as eleições americanas, quando os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton acusaram a imprensa de espalhar notícias falsas que poderiam mudar os rumos da corrida eleitoral.

Inclusive, existe a suspeita de que Trump só tenha sido eleito por causa dessas informações mentirosas. Diversos países - inclusive o Brasil - demonstraram preocupação com relação ao poder de alcance dessas mentiras que, hoje em dia, se espalham como pólvora graças à internet.

Para evitar que esse tipo de situação afete as eleições brasileiras, o Gabinete de Segurança Nacional desenvolverá uma política nacional de segurança cibernética, que deve ser entregue ao presidente Temer nos próximos dias. Caso aprovada, ela deve ser colocada em prática para garantir que os brasileiros tenham o direito de votar sem ter o seu voto influenciado por agentes externos.

De acordo com o general, os países estudados apresentaram diversas táticas de combate às fake news. Ele afirma que isso é apenas a ponta do iceberg, já que nós também precisamos lidar com perfis falsos e táticas que podem induzir a opinião das pessoas.

Um dos casos citados pelo ministro foi o de um perfil criado no Facebook para uma senhora com cerca de 70 anos. Durante alguns meses só havia publicações de família, costura, teatro e coisas a favor da Hillary Clinton. De repente, ela começou a publicar notas contrárias à Hillary, como se ela tivesse sido conquistada por Donald Trump, incentivando outras pessoas a mudar o voto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar