Brasil,

Entenda a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jannete Xavier
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O desenvolvimento pessoal e a gestão de pessoas estão sendo aprimorados por essa nova competência

O senso comum e algumas regras antiquadas ditam que as emoções são grandes inimigas da inteligência. Porém, atualmente, quando praticamente tudo é interligado e complementar, o gerenciamento de emoções conquistou status de inteligência. Segundo Daniel Goleman, considerado criador do conceito de "Inteligência Emocional", psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, as emoções podem influenciar na carreira. De maneira mais prática, o comportamento pode até ser responsável pela demissão de um profissional.

Para melhorar o gerenciamento de sentimentos, é necessário um primeiro passo simples: a auto-observação. "Essa análise está muito longe de ser uma crise de identidade", comenta Hendel Favarin, CEO da Escola Conquer, desenvolvida no Vale do Silício para acelerar o crescimento pessoal e profissional das pessoas. "Primeiro comece a perceber como as influências externas afetam o seu emocional e como as suas emoções podem atingir outras pessoas", aconselha.

Administrar as emoções no ambiente de trabalho pode ajudar o colaborador a ser cada vez mais produtivo e a ter mais qualidade de vida. O ideal, para não desperdiçar qualquer potencial, é nunca beirar o extremo da razão ou da emoção. Ter uma inteligência emocional bem equilibrada faz com que qualquer pessoa reaja aos obstáculos com mais tranquilidade e tenha facilidade em estabelecer relacionamentos interpessoais, o que ajuda, inclusive, a fazer networking.

Segundo Hendel, é um equívoco comum crer que pessoas mais velhas automaticamente são dotadas de inteligência emocional. Diversos fatores externos e internos podem influenciar o desenvolvimento dessa competência em algum profissional, mas independente da idade, é possível aprimorá-la. Por ser um assunto relativamente novo, a maioria das instituições tradicionais de ensino e até mesmo empresas acabam não estimulando essa habilidade.

Quando se trata de líderes com inteligência emocional, o impacto positivo é ainda maior. Por conta dessa capacidade, esses líderes conseguem motivar a equipe, dar-lhes autonomia e se equilibrar, sem divagar com resultados impossíveis ou mergulhar em um perfeccionismo pessimista.

Sobre Escola Conquer:

Escola Conquer é uma aceleradora de pessoas que, por meio de uma metodologia própria desenvolvida no Vale do Silício, desenvolve em seus alunos habilidades que não são ensinadas nas instituições de ensino tradicionais, mas que são fundamentais para todo profissional que quer se destacar e chegar mais longe. Fundada em agosto de 2016 já impactou mais de 3 mil pessoas e possui duas unidades:São Paulo e Curitiba. Tem como objetivo acelerar o crescimento profissional de seus alunos por meio do desenvolvimento de habilidades práticas como oratória, liderança, negociação, inteligência emocional, produtividade, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar