Brasil,

Contadores: A tecnologia é sua inimiga ou aliada?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia Geampaulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

*por José Carlos Fortes, presidente da Fortes Tecnologia

Em diferentes ramos de atividade, a atenção dos clientes está cada vez mais concorrida. Para ganhar relevância é preciso gerar proximidade por meio de um serviço consultivo com agilidade, se possível, a qualquer hora e dia da semana. A Era da Conectividade trouxe à população em geral a necessidade desse retorno imediato e isso já se refletiu nas relações de trabalho.

Imagine, por exemplo, se pudesse disponibilizar para seu cliente o acesso às informações contábeis da empresa dele, de qualquer lugar do mundo, no momento que surgisse a necessidade? Livre dessa demanda de fornecer pessoalmente os dados, você teria mais tempo para focar em ações estratégicas que agreguem mais valor ao seu trabalho, o diferencie da concorrência e gerem mais retorno ao negócio desse mesmo cliente. A tecnologia está aí para isso.

A tecnologia está avançando a passos largos, sobretudo na contabilidade, permitindo uma nova forma de atuação profissional: o “contador consultor”. Os contadores que não acompanharem essa evolução correm um sério risco de perder relevância e clientes, junto ao mercado. Aproveito a oportunidade para fazer a você cinco questionamentos:

1. Quanto tempo sua equipe dedica para processos manuais? – Quanto menor for a quantidade de processos manuais, maior será sua velocidade de execução e entrega. Se considerarmos que tempo é dinheiro, esse é um tópico a ser avaliado com atenção.

2. Você já pensou em ser um cientista de dados contábeis? – Confesso que essa nomenclatura ainda não está formalizada. Mas, o que quero dizer é que, além de ter habilidade com planilhas de Excel, você precisa buscar conhecimentos em ferramentas de gestão de dados - Business Intelligence (BI) -, elaborar painéis de análises e deles extraírem orientações de negócios para os clientes.

3. Quais são seus índices de retrabalho? – Ao automatizar as atividades, a tendência é de que as taxas de erros humanos tenham uma drástica queda. Ao apresentar menos falhas, seus clientes ficarão mais satisfeitos, podendo, inclusive, indicar seus serviços para outras empresas.

4. Por que você ainda não está na nuvem? – Permita que o seu cliente tenha acesso aos dados contábeis da empresa dele, sem intermediários. Isso vai gerar proximidade entre vocês, tendo em vista a sua oferta de agilidade, segurança e precisão das informações. No mercado, a solução Fortes Contábil Web já permite esse processo. Trata-se de um software completo para a rotina contábil, aliando os módulos contábil, pessoal e fiscal.

5. Até quando você vai desperdiçar dinheiro? – Uma das principais vantagens da automação dos processos é a redução de custos, tendo em vista a otimização da produção. Quando se utiliza soluções corretas, a tendência é de reflexos positivos no faturamento e na lucratividade.

Se você, contador, ainda não está engajado nos avanços tecnológicos, espero que as questões acima o estimulem a reflexões produtivas. Aos que já embarcaram nas tendências, eu deixo meus parabéns. Vocês estão no caminho certo!

FORTES TECNOLOGIA - A Fortes Tecnologia em Sistemas é uma empresa do Grupo Fortes de Serviços e atua há 30 anos na área de tecnologia da informação, desenvolvendo soluções para gestão empresarial. Especializada em desenvolvimento de softwares inteligentes, a empresa oferece serviços que auxiliam na gestão contábil, financeira e de pessoas, transporte e logística. Criada por quem entende das necessidades das empresas – o contador, advogado e matemático, mestre em Administração de Empresas e Pós em Matemática Aplicada, Direito Empresarial e Administração Financeira, José Carlos Fortes -, a Fortes Tecnologia nasceu com o objetivo de oferecer um serviço de suporte técnico moderno, dinâmico, simples e de alto padrão. Recentemente, a empresa conquistou o primeiro lugar no ranking dos “softwares que os clientes mais recomendam como referência em sistemas de contabilidade”, de acordo com a edição de 2016 do “Panorama Completo dos Softwares Contábeis”, estudo realizado pela Nibo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar