Brasil,

Cinco atitudes que você precisa mudar para ser mais resiliente no ambiente de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcio Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Otimismo, ponderação, relações interpessoais saudáveis, são alguns aspectos fundamentais para quem quer desenvolver a resiliência

Com a globalização e a inteligência artificial, que cria processos de mecanização do mercado de trabalho, tornam-se cada dia mais valorizadas características exclusivamente humanas, entre elas, a resiliência. Segundo o fundador da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), Gilberto Cury, a resiliência nada mais é que a capacidade de se recuperar emocionalmente de forma rápida, sem deixar que situações extremas e/ou incômodas nos impeçam de pensar novas saídas para o mesmo problema. "Fica fácil quando imaginamos uma planta que enverga com o vendaval. A resiliência é, exatamente, a aptidão dela em voltar ao seu estado original", explica.

Cury fala, ainda, que pessoas mais resilientes, são mais felizes, menos estressadas, mais seguras e, consequentemente, possuem maior poder de decisão e solução de problemas. Abaixo, algumas dicas para que você consiga desenvolver essa habilidade tão procurada no mercado de trabalho.

Seja positivo

A resiliência tem como premissa encarar as situações como oportunidade. É importante tentar enxergar os acontecimentos como algo positivo. "Faça um balanço interno de suas vontades, seus motivos e perceba que lidar de forma positiva, independente do resultado, é a melhor forma de se levantar", afirma.

Aprenda a se defender

Dar a resposta apropriada quando se está em um confronto ou dilema é uma forma de autodefesa. O fundador da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) afirma que é necessário, sempre, reverter um momento de dificuldade em compreensão. "Isso ajudará a economizar energia, ao invés de promover o desgaste com situações que não mereciam tanta atenção".

Relacionamentos saudáveis

Conversar com familiares ou amigos pode aumentar a autoconfiança e sua autoestima, diminuindo consideravelmente o impacto da adversidade. Manter ou criar relacionamentos saudáveis é o que ajuda a suportar situações estressantes do dia a dia. "Pessoas solitárias ficam mais susceptíveis a condições de estresse. O apoio social é fundamental para o desenvolvimento da resiliência", Finaliza Gilberto Cury.

Aprenda com o passado

O especialista afirma que é preciso usar a experiência para compor o seu aprendizado. "Procure assimilar rapidamente as novas experiências ou aquelas que são inesperadas e agregam mudanças em sua vida. Pergunte-se sempre: qual é a lição por trás disso? Mesmo nas situações mais difíceis, perceba que no passado você já superou o que achava ser difícil. Se for possível, sorria e mantenha o pensamento positivo, pois isso ajuda a liberar endorfina e oxitocina, substâncias que auxiliam a enfrentar situações de pressão", complementa.

Receba bem as mudanças

A mudança assusta. O especialista que a falta de controle sobre as novidades, geralmente, é o principal fator para que imprevistos e "alterações de percursos" sejam encaradas de uma maneira tão sombria. "É muito importante buscar todo o potencial benéfico de uma mudança. A possibilidade de experimentar suas diferentes habilidades para lidar com aquilo que você ainda não conhece, por exemplo, é uma das vantagens de aceitar qualquer variação que aparecer", finaliza.

Sobre a SBPNL

A SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística - foi a responsável por trazer a programação neurolinguística ao Brasil, em 1981. Hoje, é considerada o maior centro de excelência em PNL na América Latina, pois alia os fundamentos clássicos da PNL de raiz à vanguarda dos novos estudos e desenvolvimentos feitos na área, como a PNL de 3º geração. Atua em duas grandes áreas: os treinamentos voltados para pessoas físicas, por meio de um calendário permanente de cursos programados em sua agenda, entre os quais se destacam as clássicas formações "Practitioner em PNL" e "Master Practitioner em PNL". Já a SBPNL Educação Corporativa é a unidade de negócios que desenha soluções completas e personalizadas de Treinamento e Desenvolvimento para empresas, do pré ao pós-treinamento, atendendo clientes como Natura, EMS, Usina São Martinho, Bradesco, Laboratórios Fleury e muitos outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar