Brasil,

A Quarta Revolução Industrial e o Process Mining

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amauri Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Kleber Stroeh

Temos muita sorte em testemunhar (e fazer parte?) da Quarta Revolução Industrial. Tempos emocionantes estes em que vivemos, não é mesmo? Ao invés de motores a vapor, eletricidade ou semicondutores, a revolução de nossa geração é impulsionada por dados. Muitos dados!

Novos negócios e novos modelos de negócios foram criados em torno da coleta, organização, co-criação e promoção de dados. Nomes como Google e Facebook soam familiares?

Um tipo de dado específico é quase onipresente no mundo de hoje: são os eventos. Você quer exemplos? Mensagens em redes sociais, navegação em sites, alarmes gerados por sensores, entradas nos arquivos de log de sistemas. A lista é longa. Pesquisadores renomados, como Wil van der Aalst, vão ainda mais longe, a ponto de cunhar o termo "Internet dos Eventos".

Process Mining, ou a mineração de processos, é fazer uso e dar sentido a tais eventos dentro do contexto de processos. Em suma, é a convergência de mineração de dados e gerenciamento de processos. Simplificando, é a aplicação de técnicas de análise dos eventos para aprender e explorar os processos associados a esses eventos.

Sobre suas aplicações? Ah! Aqui a lista é longa, também!

Process Mining pode ser usado desde a descoberta de processos (ou engenharia reversa baseada em eventos), otimização (identificação de desvios, gargalos, retrabalho) e verificação de conformidade de processos, até o gerenciamento de jornadas de clientes e muito mais.

Já existem ferramentas no mercado que auxiliam na execução das técnicas de mineração de processos. E o Brasil figura na lista dos principais fornecedores desta tecnologia. Nós, da Icaro Tech, desenvolvemos o EverFlow, que recentemente foi listado como player relevante no relatório* “The Market Guide for Process Mining” do Gartner.

São surpreendentes as análises que estas ferramentas podem realizar utilizando apenas três informações de um evento: registro de data e hora (timestamp), ID do caso (número do ticket, da ordem de serviço, do cliente) e ID da atividade (ação, estado, grupo de resolução).

A mineração de processos promete revolucionar disciplinas como ITSM 2.0, CRM e a Indústria 4.0. Neste último, materializamos o conceito de revolução industrial. Explico: uma disciplina baseada em dados, Process Mining, que faz parte da Quarta Revolução Industrial, consegue revolucionar a própria Indústria. Que ironia!

* Kleber Stroeh é Chief Technology Officer da Icaro Tech

(*) Market Guide for Process Mining – Marc Kerremans – 03 April 2018 – ID: G00353970

Gartner does not endorse any vendor, product or service depicted in its research publications, and does not advise technology users to select only those vendors with the highest ratings or other designation. Gartner research publications consist of the opinions of Gartner’s research organization and should not be construed as statements of fact. Gartner disclaims all warranties, expressed or implied, with respect to this research, including any warranties of merchantability or fitness for a particular purpose.

Sobre a Icaro Tech

A Icaro Tech é uma empresa de tecnologia da informação que oferece soluções e serviços para operações de telecomunicações, finanças, energia e varejo. Sua missão é torná-las mais inteligentes, possibilitando que elas prestem melhores serviços e simplifiquem a vida das pessoas.

Conta com tecnologias próprias e de parceiros reconhecidos globalmente, como IBM, BMC, Qlik e ClickSoftware, para oferecer as soluções e melhores práticas que uma operação precisa para obter ganhos de eficiência, rentabilidade e qualidade nos serviços.

A Icaro Tech oferece soluções nas áreas de automação, gestão de rede e sistemas, de serviços, de ativos, de infraestrutura e de força de campo, além de orquestração, otimização e regras. Também disponibiliza ferramentas para painel de controle, analytics, descoberta de fluxo de processos e computação cognitiva – é uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento da inteligência artificial aplicada aos negócios.

Grandes empresas como Bradesco, Brasilprev, British Telecom, Claro, Chubb, CPFL, EDF, EuropAssistance, Magazine Luiza, NET, Nextel, e Telefônica|Vivo confiam nas tecnologias e serviços da Icaro Tech.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar