Brasil,

Quatro questões fundamentais sobre o compliance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Habinoski
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Quatro questões fundamentais sobre o compliance

A sociedade vem debatendo cada vez mais sobre questões éticas, morais e sociais. Junto disso, as empresas têm adotado o compliance, que funciona como uma norma interna, que coloca a empresa em conformidade com as leis e regulamentos.

Em evento para gestores e empresários, realizado na Amcham-Curitiba, na última semana, Alexandre Martins, sócio da KPMG, falou sobre as quatro principais questões do compliance. Confira abaixo:

1. O compliance vai pegar?

Não é moda, as manchetes atuais mostram isso dia a dia. O compliance é um alicerce fundamental para impedir uma conduta antiética, um viabilizador da ética dentro das empresas.

2. Custo x benefício?

Quando me questionam se vale a pena implementar o compliance, eu respondo: "Você acha o custo elevado? Tente não ter compliance". Olhem o exemplo da Lava Jato, quantas empresas não precisaram demitir, fechar, vender o passivo. A empresa que opta por não ter um compliance robusto assume um risco muito grande, então compensa e muito. O investimento é muitas vezes inferior ao risco de não ter compliance.

3. Qual o nível do compliance atual?

Estamos na metade do caminho. Ainda há muito espaço a ser percorrido. Muita coisa está sendo feita, mas ainda é preciso evoluir muito. A grande maioria das empresas já investem nisso. Em breve, lançaremos uma pesquisa que traz dados relevantes sobre esse assunto.

4. O que minha empresa deve fazer?

Os que já iniciaram, que têm uma área de compliance, devem monitorar a efetividade disso, o processo de atualização do inventário, agir sobre os riscos, aplicar os treinamentos e definir e aplicar as ações disciplinares relacionadas ao código de ética e conduta. Para os que não têm compliance, é necessário buscar o patrocínio da alta administração, definir o que é crítico (mapeamento), o código de ética e de conduta, o canal de denúncia e os treinamentos dos terceiros.

“O compliance é uma proteção financeira e de imagem. Seja por força de lei ou sociedade, não tem como pautar o código da empresa sem avaliação de ética”, conclui Martins.

Efetividade e responsabilidade

Também convidados do encontro, Carlos Fernando dos Santos Lima, Procurador-Regional do MPF e um dos principais nomes da Força-Tarefa Lava-Jato, e Sandra Ornelas, CCO LATAM Bank of America - Merrill Lynch, concordaram e acrescentaram mais informações e opiniões em torno do compliance, com toda sua efetividade, continuidade e responsabilidade.

Sobre a Amcham

A Câmara Americana de Comércio é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 14 filiais em todo o país e mais de 5 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar