Brasil,

Diversidade: O marketing construindo pontes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*por Silvana Torres

Os números sobre a violência contra pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais continuam aumentando. Segundo o último relatório do Grupo Gay da Bahia, os homicídios de LGBTQIA+ tiveram um aumento de 30% em 2017 em relação ao ano anterior, passando de 343 para 445. Segundo o levantamento, a cada 19 horas um LGBTQIA+ é assassinado ou se suicida vítima da "LGBTfobia", o que faz o Brasil ser campeão mundial nesse tipo de crime. Nos acostumamos a ver no noticiário esse tipo de crime, como o assassinato da travesti Dandara dos Santos, em 2017, que gerou medo e revolta dentro dessa comunidade.

Esses casos, porém, fomentam debates em torno da discussão de gêneros e a diversidade sexual, que são de grande importância para a quebra de paradigmas na nossa sociedade. Hoje esse tema está presente em diversos setores e no brand experience não é diferente. O segmento, que tem como objetivo levar experiências diferenciadas às pessoas e transmitir informações de forma criativa, está cada vez mais aberto à diversidade.

Em 2018, o acesso, a comunidade e o propósito passam a ser conceitos muito mais relevantes do que posse, crédito e propaganda. Ainda estamos aprendendo a desconstruir os estereótipos demográficos baseados em idade, classe social e gênero. Por isso, lembre-se: caso queira fazer algo legítimo, não fale da mesma forma com todo mundo. O ideal é ampliar o entendimento acerca de gênero, identidade e orientação sexual.

A realidade é que hoje as pessoas têm investido cada vez mais em experiências, em vez de coisas, com o objetivo de se conectar com propósitos, causas e crenças e não somente com o que consomem. É preciso ter em mente que antes de serem usuários de produtos e/ou serviços ou consumidores de marcas, as pessoas são simplesmente pessoas. E elas querem mais do que se reconhecer. Querem ocupar seus espaços na sociedade e exercer seu direito de falar. E esse é um aprendizado muito valioso para marcas que querem conversar com a comunidade LGBTQA+ ou com qualquer outra comunidade. A nossa sociedade mudou. É hora de acompanharmos essa evolução.

Um bom exemplo disso foi a Casa Ponte, iniciativa da Skyy Vodka, que identificou a necessidade de romper barreiras e conectar pessoas de uma maneira amorosa, generosa e respeitosa, sem preconceitos ou rótulos. Ao abrir espaço para esse tipo de discussão, a marca ampliou diálogos, conceitos e ideias sobre liberdade, gênero e sexualidade, criando uma ponte para a diversidade.

O marketing construindo pontes vai muito além de unir um ponto ao outro. É preciso ter alicerces baseados na verdade dos relacionamentos, na inclusão de diferentes pontos de vista e de saber que não se trata de tomar partido, mas sim de dar voz às causas.

*Silvana Torres é presidente da Mark Up, agência referência no mercado de brand experience com mais de 20 anos de história.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar