Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Copa X Produtividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo o IBOPE, através de uma pesquisa realizada em abril de 2018, mostra que 72% da população brasileira pretendem acompanhar os jogos da Copa, que começa no mês que vem. Intitulado "Estação Rússia", o levantamento comprova que 39% planejam assistir somente os jogos do Brasil, 19% querem ver o máximo de partidas, de todas as seleções, enquanto 25% dizem não se interessar pelo evento - sobretudo, mulheres e os menos escolarizados.

Com base nestes dados, podemos perceber o assunto “Copa”, é pauta de uma parcela significa das rodas de conversas, claro não é diferente nos ambientes corporativos, onde podemos acrescentar as dúvidas que pairam no colaborador: “Será que vamos assistir aos jogos? Como será no dia do jogo do Brasil, a empresa vai liberar?”

Para as empresas e seus gestores, tudo isto gera um misto de euforia com uma preocupação ou seja: o que fazer para que os colaboradores possam participar deste evento assistindo os jogos (no caso do Brasil) sem prejudicar a produtividade?

As organizações devem levar em consideração o seu planejamento produtivo, a sua filosofia dentro de seus princípios e valores e tentar viabilizar alternativas ao seu público interno, em face da motivação, absenteísmo (faltas) e o claro a sua imagem para que sim, seus colaboradores possam assistir aos jogos do Brasil.

Digo isso baseado na pesquisa, onde 72% pretende acompanhar os jogos, e assim a produtividade da sua equipe tende a diminuir em dias de jogo, caso não haja planejamento de calendário e ações, principalmente em jogos da seleção brasileira, onde ao considerar esse fato, deve-se planejar os projetos e serviços, calculando as horas ajustadas e evitando assim deixar prazos e entregas pendentes.

Uma coisa é certa, dois jogos da primeira fase acontecerão durante horário de expediente convencional. A estreia será em um domingo, mas o segundo jogo será em uma sexta-feira, dia 22 de junho, às 9h, e o terceiro jogo, em uma quarta-feira, dia 27, às 15h.

Se o Brasil continuar o caminho até o título, serão ainda dois ou três jogos em horário de expediente, tudo dependerá da posição do país da primeira fase.

Diante deste cenário, segue algumas dicas para as organizações:

1 - Liberar os colaboradores durante o dia ou no período do jogo, podendo negociar ou não essas horas por meio de bancos de horas se houver o acordo;

2- Criar desde já um acordo de compensação destas horas de forma antecipada e;

3- Criar a possibilidade é um ambiente corporativo para assistir ao jogo, no local do trabalho, com instalação de TVs, explorando o momento como uma integração de seus colaboradores.

O importante é que não deixe para a última hora, a definição de como irá ocorrer o procedimento em dias de jogos da seleção, sempre estabelecendo regras claras de comum acordo a todos, como por ex, teremos jogo às 09 horas da manhã, e assim ao voltar para o expediente, cuidado com aquele colaborador/torcedor mais empolgado, pois pode ter bebido aquele cervejinha, o que não combina com o ambiente profissional.

Como estamos no país do futebol, é preciso buscar o entendimento comum sobre o tema, evitando que um momento que seria para relaxamento se torne em um problema, onde o bom senso deva ser prioridade nas relações e o respeito às individualidades também, sem perder o foco dos objetivos e um deles é “ambiente leve e integrado”.

Uma coisa é certa, independentemente de como a organização irá administrar esta “copa”, a decisão do que fazer já deve ser pensada e planejada antecipadamente, pois o planejamento fará toda diferença nessa hora no motivar ou desmotivar os colaboradores.

Silmar Strübbe
Professor, Consultor, Mentor
Especialista em Gestão de Pessoas e Carreira
Diretor Fundador da Silmar E Strübbe Consultoria
www.silmarstrubbe.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar