Brasil,

Da Vida Off-Line Para a On-Line, o Direito Autoral na Internet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Edécio Roncon
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Clara Toledo Corrêa

“Copyrigth” ou Direito do Autor. O termo inglês do século 18, que soa um tanto quanto atual e tecnológico, foi criado em uma época que nem se pensava na utilização da expressão para determinar “reprodução não autorizada de conteúdos de direito autoral”. Isso foi incorporado ao conceito aos poucos e em conjunto com outro termo “fair use” (traduzido como “uso justo” ou “honesto”).

Antes, apenas aplicados ao “Mundo Real”, o “Copyright” e o “fair use” adeririam ao mundo “cibernético” inimaginável no começo dos anos 1700 e de 1976, bem como passaram a ser utilizados por populações que não eram abrangidas pela legislação norte-americana, como é o caso do Brasil.

A nossa legislação não abarca o “fair use” em si, pois seus critérios sensatos são mais “abertos” (típico da common law - Direito que se desenvolveu em certos países por meio das decisões dos tribunais, e não mediante atos legislativos), mas usamos muito não apenas para discutir doutrinas de Direito, mas na própria internet. Entretanto, o nosso Direito Autoral, da mesma forma dispõe de proteções materiais e morais de seus titulares de uma maneira mais taxativa.

O Direito Autoral sobre uma foto, texto, música, etc., implica em uma série de regulamentações por assim dizer e tange, também, frutos materiais (como a comercialização das obras), além de dizer a respeito ao âmago ou o DNA de quem a criou (por isso, moral).

Assim, anterior a internet da forma como conhecemos, o Direito Autoral, o Copyright e o “fair use” fazem parte desse mundo “inconcebível” em 1700. Portanto, temos que a internet é um local onde muito se “replica” desde o início de tal século, mas em contextos, dinâmicas e proporções, um pouco mais aceleradas e com mais alguns detalhes peculiares.

Aliás, aqui cabe uma indagação: primeiro, substituímos às cartas para o e-mail, depois as compras e vendas se tornaram típicas e comuns na internet, por que não o Direito Autoral? E é isso que não compreendo, se foi tão fácil de introduzir uma série de coisas na nossa “vida off-line” para a “vida on-line”, qual seria a dificuldade de compreender o Direito Autoral na internet?

Assim, tudo aquilo que o Direito Autoral abrange é aplicado da mesma forma na internet. Dessa forma, por exemplo, se um fotógrafo tira uma foto, um filósofo escreve um ensaio ou um músico que compõe uma música e possuem suas obras vinculadas a situações que não concordam ou que não possuem o devido crédito, tais pessoas possuem o pleno direito de solicitar que a obra seja “deletada” ou que se dê o crédito, ou, ainda, sejam indenizados (moral e/ou materialmente).

Não obstante, temos que levar em consideração que a internet chegou a “apagar” fronteiras aproximando pessoas de todas as nacionalidades – e aí, não caberia somente o “Copyright”, o “fair use” e o Direito Autoral brasileiro, mas também normas e acordos internacionais. Nesse ponto, por óbvio, nenhum brasileiro possui o dever de saber acerca das legislações estrangeiras, mas basta, o bom senso, boa-fé e educação na hora de utilizá-la. Lembro que a boa-fé, por si, muitas vezes, não exime as pessoas de situações indesejáveis.

Embora a internet seja um território bem dinâmico, confortável e impalpável, isso não significa que as leis e os direitos alheios não são materializados nela.

*Clara Toledo Corrêa é advogada da Toledo Corrêa Marcas e Patentes. E-mail –


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar