Meio ambiente, o tempo é agora
Precisamos mudar nossos hábitos, racionalizar o uso de produtos plásticos, evitar descartes desnecessários e agirmos conjuntamente na defesa do meio ambiente
*Por Antonio Luis Francisco (PJ)
Este é um reenvio do artigo.
A preocupação com o meio ambiente é crescente em todo o mundo e não é à toa. São muitos os vilões. Materiais criados para facilitar o dia a dia da população mundial, usados para a fabricação dos mais diferentes produtos, vêm aos poucos contribuindo para a degradação ambiental, muito mais pela forma como os utilizamos e descartamos, do que por sua constituição em si.
O plástico é um deles, tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, “Acabe com a Poluição Plástica”, uma tentativa de despertar entre os setores público e privado, comunidades e indivíduos a consciência sobre a necessidade de reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que já causam graves efeitos em ambientes terrestres e marítimos, colocando em risco a fauna, a flora, os recursos hídricos, enfim, o próprio ser humano.
Dados da ONU indicam que, na última década, produziu-se mais plástico do que em todo o século passado. São consumidas, anualmente, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do consumo é de uso único e ao menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos a cada ano. O plástico já representa 10% dos resíduos gerados pelo homem. Os efeitos para o mundo não têm sido dimensionados adequadamente.
No Brasil, algumas políticas visam combater esses males, mas os resultados ainda não são significativos. Há muito a ser feito, embora haja diversos movimentos para o uso mais racional de materiais plásticos e o descarte correto dos resíduos, o que é bastante positivo.
Não se pode, entretanto, generalizar e criminalizar os materiais plásticos como um todo. São matérias-primas bastante úteis nos mais diversos produtos, de aviões a brinquedos, equipamentos a roupas e itens médicos. A ampla gama de aplicações, sua perenidade e a possibilidade de reciclagem são características que fazem das resinas plásticas um material indispensável.
Os problemas ambientais, muitas vezes, se estendem e se completam. Uma vez poluídas, as águas de mares e rios exigem volume muito maior de investimentos para serem recuperadas e sabemos o que isso significa diante de um recurso finito e já tão ameaçado.
Essa preocupação deve estar no dia a dia de todos. De quem cria políticas públicas, de quem fabrica, de quem consome e na forma como consome. Diversos produtos trazem em si um caráter duplamente sustentável. Há no mercado equipamentos portáteis, como lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, etc., que são mais robustos e prezam pela economia (de água e de energia elétrica), alta durabilidade e baixa manutenção – por isso, não são descartáveis rapidamente.
São inúmeras as possibilidades de aumentar a qualidade de vida e o conforto do ser humano, sem com isso prejudicar o meio ambiente, que é a casa de todos. Devemos usar as tecnologias – sejam materiais, métodos ou produtos – em nosso favor. É preciso tirar da tecnologia o que há de bom.
Somente um trabalho em conjunto de conscientização e ação poderá mudar o cenário atual e garantir um futuro melhor, mais limpo e saudável para o planeta. Mas temos de andar mais rápido, pois somos todos responsáveis.
* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização.
JactoClean
Telefone: (14) 3405.3032 - SAC: 0800-131513
www.jactoclean.com.br
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário