Brasil,

O poder da sala de aula para o fomento do empreendedorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empretec completa 25 anos no Brasil e capacita 10 mil empresários anualmente

Ricardo Silva largou a carreira de 17 anos no mundo corporativo para mergulhar de cabeça no sonho de abrir o próprio negócio. Em 2013, abriu a IDF Quality, oficina especializada em pintura e reparo automotivo. Três anos depois, tinha o caixa zerado, dívidas e uma sociedade desfeita. Foi no Empretec que encontrou a solução para reerguer a empresa, comprovando o fator catalisador da educação na preparação de empresários e alavancar empreendimentos. “Deveria ter buscando informações antes de ter começado o meu negócio, há cinco anos. O curso foi fundamental e um divisor de águas”, reflete Ricardo.

Assim como o Ricardo, diversos empresários buscam iniciativas voltadas para o empreendedorismo no Brasil. O Empretec é uma delas, o curso tem duração de seis dias e consiste em uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Está presente em 40 países e no Brasil é realizado exclusivamente pelo Sebrae. Em 2018, o Empretec completa 30 anos no mundo e 25 no Brasil. Nesse período, já capacitou, aproximadamente, 258 mil pessoas, no mundo, foram 400 mil, sendo que, anualmente, recebe 10 mil participantes pelos 27 estados do país.

“Estamos diante de uma metodologia de sucesso, comprovada no Brasil e no mundo, principalmente, porque ajuda o empresário a concretizar o seu sonho, tornar-se seu próprio padrão e tirar sua ideia do papel. Hoje, sabemos que muitas delas, de sucesso e que já estão consolidadas no mercado”, enfatiza o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Entre 2015 e 2017, observou-se o aumento do número de desempregados e autônomos fazendo o Empretec, de 12% para 17% e de 5% para 6% respectivamente. Após a realização do curso, há um aumento de 10% do número de empregos e queda de 5% em relação aos desempregados. Os dados são de março de 2018, de uma pesquisa realizada com 2.884 pessoas que fizerem o Empretec durante o ano de 2017. De acordo com o índice de recomendação, o Empretec obteve 85%.

É o caso do Guilherme Kobel, um dos sócios da empresa Cogushi. Ele atuava no ramo de hotelaria e, em 2015, pediu demissão para realizar o sonho de abrir a sua empresa. Já tinha um projeto pronto e investidores, mas seus planos mudaram quando ingressou no Empretec. Durante o curso fez amigos, que se tornaram seus sócios, e de um trabalho para uma aula surgiu a ideia para um outro empreendimento. Guilherme abandonou o projeto anterior e, no mesmo ano, abriu a Cogushi – que consiste em uma pequena caixa de papelão para cultivar cogumelos shimeji em casa. “Não teria o mesmo sucesso se não tivesse feito o curso. A maturidade profissional que alcancei e as ferramentas oferecidas pelo Empretec são fundamentais para a minha carreira empreendora”, conta.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar