ONU comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
Diversas ações marcam compromisso de seguros com sustentabilidade e protagonismo na matéria no País
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho, foi criado na Conferência das Nações Unidas de 1972 e tem o objetivo de despertar a preocupação com a preservação dos recursos naturais. Diversas ações da CNseg marcam seu compromisso com a sustentabilidade e ratificam sua liderança no campo.
Anualmente, a entidade publica Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, enumerando as principais ações das seguradoras em prol do desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável.
Outra ação relevante foi a “Declaração do Rio sobre a transparência do risco climático pelo setor de seguros brasileiro”, subscrita pela Confederação das Seguradoras, Susep, e representante do programa dos PSI do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em maio.
O documento reafirma o apoio do mercado securitário nacional com os objetivos do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e abre o diálogo sobre formas práticas e efetivas de atender às recomendações da Força-Tarefa do Financial Stability Board (FSB) sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), que constituem importante referência para o setor financeiro e de seguros em relação aos riscos climáticos.
A solenidade de assinatura da declaração ocorreu no evento “Construindo a agenda de sustentabilidade na América Latina”, ocorrido na sede da CNseg, em 15 de maio.
Desde 2012, a CNseg subscreveu Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, sigla em inglês), estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Iniciativa Financeira (UNEP FI, sigla em inglês) em parceria com a indústria global de seguros. Os PSI foram lançados durante o 48º Seminário Anual da IIS (International Insurance Society), no dia 19 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. Uma iniciativa histórica que apoia os objetivos da Conferência das Nações Unidas de 2012 sobre Desenvolvimento Sustentável.
E, desde julho de 2012, a Comissão de Sustentabilidade da CNseg foi criada, com a missão de assessorar a diretoria da Confederação a disseminar conceitos e fomentar práticas de desenvolvimento sustentável no mercado segurador brasileiro, estimulando a troca de experiências e a adoção das melhores práticas pelas empresas.
Entre os objetivos, estimular a inserção das questões ambientais, sociais e de governança no âmbito das Federações que compõem a CNseg; conscientizar as seguradoras acerca da importância da inserção de conceitos ASG no desempenho do seu papel de gestoras de risco e investidoras institucionais, com ênfase especial na subscrição de risco, aplicação de seus ativos, regulação e liquidação de sinistros.
E ainda: fomentar a aplicação de conceitos ASG pelos demais agentes da cadeia de valor do seguro em seus negócios e operações; estimular a implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) pelas empresas do setor de seguros. Além de participar de fóruns que discutem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, estimulando parcerias com Governo, Comunidade Acadêmica e demais instituições e organizações nacionais e internacionais.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário