Brasil,

Complexo de Afrodite: Como Vender Mais no Dia dos Namorados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renan Cola
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Renan Cola*

Na mitologia grega, Afrodite sofrera de um sórdido destino. Seu nascimento, diferentemente do que regem as leis da procriação, deu-se de forma pouco usual: Cronos, Deus do Tempo, decepou os testículos de seu pai, Urano, movido pelo medo de ser expulso do Olimpo. Do esperma derramado ao mar, constituiu-se a personificação do amor, beleza e sensualidade.

Criada mediante apenas à presença varonil, a deusa conheceu do contato prematuro com as intempéries da jornada mitológica que, para alcançar seus objetivos, fazia-se necessário hipermasculinizar-se. Dos jogos de sedução ao apelo exacerbado às aparências, a divindade persistia em procurar a razão da sua estertorante incompletude: o equilíbrio interior.

E o Dia dos Namorados? O que tem a ver com o mito de Afrodite? De acordo com a psiquiatra especialista em linguagem arquetípica da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Jean Shinoda Bolen, existe uma disfunção que faz com que os indivíduos “inflem” o outro lado da moeda, fazendo com que as características inerentes ao sexo oposto sejam acentuadas.

Intitulado “Complexo de Afrodite”, esta patologia faz com que ambos os parceiros invistam energia psíquica na tentativa de manter o cônjuge em um jogo patológico intermitente de domínio e fusão erótica. Em outras palavras, o homem passa a adotar uma postura mais apática e de subserviência, à medida que a mulher se torna mais agressiva e controladora.

Na percepção da especialista, o aparelho mental de cada lado passa a operar de acordo com a seguinte sentença: “preciso acentuar o lado oposto que falta dentro de mim para que, desta maneira, eu possa constituir o personagem que falta no interior do outro”. Assim, homens-femininos completam mulheres-masculinas, engendrando-se, fantasiosamente, entre si.

O mercado, que não é bobo nem nada, também pode se aproveitar desta inclinação delirante dos casais afeiçoados ofertando produtos que se moldam às faltas primitivas que cada um dos sexos tende a procurar em suas caras-metades. Para isso, basta que adeque as estratégias de marketing às imagens arquetípicas correspondentes ao desejo inconsciente das partes.

E como se faz isso? O primeiro passo consiste em delinear o posicionamento de comunicação das campanhas publicitárias. No próximo dia 12 de junho, por que não se utilizar dos motes “ele/ela, do seu jeito”? Ao aludir ao universo do imaginário aspirado, os serviços ofertados acertarão em cheio na constituição fetichista da psique dos casais, maximizando as vendas.

Em relação ao apelo imagético dos anúncios, esqueça os modelos de terno e gravata, assim como mulheres-protótipos das propagandas de margarina. Quer que ela compre produtos para ele? Faça com que ele seja retratado como um homem do lar, no estilo Rodrigo Hilbert, apresentador de um conhecido programa de culinária gourmet exibido na TV a cabo.

Precisa que ele consuma produtos para presenteá-la? Abra mão do clichê comunicacional constituído pelos signos triviais da data como bombons, flores e perfumes importados. Substitua-os por elementos de representação fálica que demonstrem empoderamento, superioridade e firmeza como: celulares, tablets, batons, bolsas, sapatos e joias.

E na hora de estar frente a frente com o cliente? Evite termos comerciais da Grécia Antiga como “ele gostará muito do presente” ou “mulher sempre gosta deste produto”, substituindo-os pelas correspondências simbólicas veneradas pelos compradores: “neste traje, o seu namorado ficará um gentleman” e “utilizando este acessório, ela ficará ainda mais irresistível”.

Ainda, apostar na experiência lasciva do ponto de venda por meio de ações que ajudem o shopper a visualizar como o outro lado da laranja ficaria utilizando o “Elixir dos Deuses” proposto pode ser a flecha que unirá os pombinhos decaídos em paixonite. Afinal, neste limbo dos desequilibrados, nada melhor do que se olhar no “Espelho de Afrodite”.

*Renan Cola é psicanalista da É Freud, viu?

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar