Ciclista consciente prioriza a segurança
A bicicleta é um meio cada vez mais popular de transporte em áreas urbanas, e atende desde àqueles que desejam fugir do trânsito caótico até aqueles que desejam melhorar a qualidade de vida.
Para que o uso da bicicleta seja o mais positivo possível, é preciso adotar hábitos de segurança e manter a harmonia com carros, motos, outros ciclistas e pedestres.
O Movimento Maio Amarelo luta por um trânsito mais humano e conscientiza para os altos números de acidentes de trânsito. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde 662.219 mil pessoas morreram entre 1998 e 2015 por causa de acidentes. Além da perca de vidas, estas ocorrências possuem um alto custo. Um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta que desde 1998 até o final de 2017 são gastos R$ 36 bilhões por ano com acidentes de trânsito.
É preciso lutar com esta realidade através de uma mudança de atitude e forma de pensar o trânsito. Por isso o mote do Maio Amarelo em 2018 é “Nós somos o trânsito”, que chama a responsabilidade para cada um e suas atitudes ao sair de casa todos os dias.
Seguem dicas para os ciclistas contribuírem com um trânsito mais seguro:
- Sempre utilize os equipamentos de segurança: capacete, luvas e óculos.
- Para ficar mais visível para os outros veículos utilize roupas claras e colete refletivo.
- É essencial utilizar o sapato adequado. Não pedale descalço ou de chinelo. Dê preferência a sapatos fechados, como o tênis.
- Cuidado com a utilização de fones de ouvido enquanto pedala. Eles podem atrapalhar na hora de escutar sinais essenciais.
- A bicicleta deve ter retrovisor, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e pedais, além de campainha ou buzina.
- Também é preciso possuir farol branco na frente e um vermelho com opção de “pisca-pisca” atrás.
- Antes de sair de casa cheque o estado dos pneus e dos freios.
- O ciclista deve fazer a sua parte, e respeitar também os outros veículos. Tente sempre ficar visível, sinalize suas intenções, paradas e trafegue no sentido do fluxo da via.
- A bicicleta é um veículo e não deve invadir a calçada, respeitando o espaço reservado para o pedestre.
- Estas são algumas das formas de se proteger e contribuir para o quadro geral do trânsito. Seja a mudança, construa um trânsito mais harmônico para todos!
Com informações: Observatório Nacional de Segurança Viária, Programa Observar.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário