Consórcio Intermunicipal de Saúde: a melhor forma das pequenas cidades oferecerem serviços de qualidade a seus moradores
Ulysses Demétrio (*)
Os Consórcios Intermunicipais de Saúde, ainda pouco explorados por nossos prefeitos Brasil afora, têm como objetivo a regionalização da oferta de serviços do SUS de forma eficiente e transparente, pois permitem racionalizar a utilização de recursos destinados a equipamentos, recursos humanos, instalações hospitalares, centros de especialização e transporte na área de saúde. São, com certeza, a melhor forma de os pequenos municípios atenderem seus moradores com mais qualidade na prestação de serviços de saúde de média e alta complexidade.
A Lei 8080/90, em seu artigo 10º, foi a primeira norma infraconstitucional brasileira a tratar sobre consórcio público, estabelecendo que os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e serviços que lhe correspondam. Os consórcios devem seguir os ditames da Lei nº 11.107 de 16 de abril de 2005.
São várias as evidências que comprovam que o consorciamento na área da saúde leva ao aumento da eficiência e da qualidade dos serviços ofertados, pois em municípios de pequeno porte a oferta de serviços especializados exige, muitas vezes, escala de produção incompatível com a demanda da população. A possibilidade de agregação dos municípios pode, portanto, trazer significativas economias de escala. Além disso, em várias regiões, há concentração de leitos hospitalares em municípios maiores. O consórcio teria então o potencial de reduzir a capacidade ociosa nessas cidades grandes ao disponibilizar leitos para moradores de municípios menores que aderirem à parceria.
Todos os envolvidos em saúde pública podem e devem fomentar soluções consorciadas para aumentar a eficiência da saúde pública, beneficiando a população dos municípios consorciados.
(*) Ulysses Demétrio é Gerente Comercial da Salute (www.salutebemestar.com.br), empresa do grupo Vitae Brasil. É formado em Ciência da Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), com vasta experiência na área de saúde, tendo atuado na área pública e privada na implantação de soluções de gestão para grandes hospitais, operadoras de saúde e prefeituras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário