Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sete dicas práticas para alavancar a carreira e o sucesso nos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Orlando Marciano ensina lições valiosas sobre gestão

“Não acredito em carreiras repentinas, o sucesso se faz a partir de muito trabalho, aprendizado, foco e dedicação. Com isso o sucesso é certeiro, mas se chegarmos imaturos ele não se solidifica”, explica Orlando Marciano. À frente da cadeira presidencial da Cooperativa de Consumo Coopercica por 28 anos e responsável pelo crescimento do quadro de colaboradores que saltou de 90 para quase mil, o executivo liderou a empresa que fatura mais de 300 milhões por ano.

Após enfrentar greves do sindicado, fazer acordos com os funcionários, enfrentar líderes que cometiam atos ilícitos, Orlando defende e exalta todos aqueles que são honestos e humildes. Em contrapartida, ataca duramente aqueles que prejudicam a empresa com suas atitudes e desvios ilegais.

Para chegar à cadeira presidencial, Orlando trilhou um longo caminho de dedicação e vontade de aprender sobre os setores da empresa. O executivo separou algumas dicas para quem busca uma carreira de sucesso e, também, para aqueles que já alcançaram a posição desejada e querem se manter nela.

Ter a visão do todo

Para ser um bom gestor e empreendedor é preciso entender todos os setores do negócio. Saber a função de cada um, o que esperar e o que pode ser cobrado é a chave para administrar bem a empresa.

Os negócios devem ser acompanhados de perto todos os dias

Não adianta se fechar em uma sala e esperar os resultados. Conheça sua equipe, motive os colaboradores, acompanhe as etapas do processo para que o resultado desejado seja alcançado.

Não esperar os resultados de braços cruzados: busque melhorias, inovações e aperfeiçoamento a cada dia

Mexa-se! Não tenha medo das mudanças e nem de sugeri-las. Quando perceber que alguma burocracia do setor não funciona bem, tente encontrar novas alternativas. Quando as coisas não estiverem caminhando, busque um novo caminho além do tradicional. Não tenha medo de arriscar.

Acompanhar as mudanças do mercado

O mundo está em constante mudança e as inovações surgem a todo momento. Esteja atento às transformações no mercado, tenha o feeling para perceber o que pode se encaixar na sua empresa e no seu setor. Lembre-se: se você não se atualizar, o seu concorrente irá!

Ter muita dedicação em tudo que se faz

Pessoas “mais ou menos” constroem carreiras “mais ou menos”. Dedique-se ao máximo para colher bons resultados. Busque fazer as coisas bem-feitas e entregar as tarefas completas. Se não souber algo, pergunte, tente aprender cada vez mais.

Ser humilde para ouvir as pessoas da base

Muitas vezes os colaboradores da base são ignorados por julgarmos que em nada podem contribuir. Mas se você não souber o que eles fazem e como funciona a rotina de trabalho, nunca conseguirá negociar melhorias e entender as reivindicações deles. Escute os funcionários, suas ideias e contribuições, eles podem saber mais que você sobre o setor.

Ter sabedoria, discernimento, ser justo e transparente

Sabedoria é algo que se adquire com o tempo e experiência. Ser justo, transparente e possuir discernimento são características que você pode ter em qualquer momento da carreira. Um bom líder valoriza os funcionários e os escuta. Entende que sem eles o negócio não vai para a frente e por isso sempre busca manter um bom relacionamento entre as partes.

Sobre Orlando Marciano

Autor do livro O que vi, aprendi e recomendo para a vida, da Literare Books International, Orlando Marciano é CEO da Cooperativa de Consumo Coopercica. Sua brilhante carreira de cinco décadas é inspiração para as pessoas que vieram de uma educação humilde e sonham com o mais alto posto corporativo.

Da roça ao topo da liderança, é reconhecido por seu legado em defesa do setor e por seu estilo de enfrentar, com justiça, o que é errado. Em vez de funcionários e números, sempre contemplou o ser humano, antes e acima de tudo, como semelhante.

Com o pai, na fazenda Guaxinduva, aprendeu as primeiras lições de liderança, em 1965. Antes da maioridade, foi contratado pela Cica. Depois de 28 anos e memoráveis vitórias, entregou seu cargo de confiança para viver a missão que justificou a grandiosidade do livro.

Em 1990, quando assumiu a gestão, a Coopercica tinha uma loja e 90 funcionários. Com enfrentamento e firme liderança, seis lojas de grande porte foram estruturadas e empregam quase 1000 colaboradores, faturando anualmente mais de 300 milhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar