Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Em cinco anos, incêndios por curto-circuito mais que duplicam

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Fontão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Passaram de 200, em 2013, para 451 em 2017. O levantamento, da Abracopel, aponta ainda viés de alta, com 42 incêndios só em janeiro deste ano

No ano que vem, o incêndio no Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, centro de São Paulo - que vitimou quatro pessoas até o momento e pôs abaixo 24 andares e 50 anos de história -, entrará para as estatísticas da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). A entidade, sem fins lucrativos, divulga todos os anos um anuário com informações sobre mortes e incêndios decorrentes de acidentes elétricos. Em 2017, o levantamento apurou 451 incêndios por sobrecarga ou curto-circuito e 30 vítimas fatais, decorrentes desses acidentes.

As causas são atribuídas ao excesso de equipamentos em uma mesma tomada, às gambiarras elétricas, às instalações elétricas antigas e à falta de manutenção das instalações. “Os números revelam o quanto precárias ainda são as instalações elétricas nas moradias brasileiras”, afirma o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel.

Martinho diz que a estatística realizada anualmente pela Associação leva em conta os acidentes divulgados pela imprensa em todo o país. “Nossa apuração se concentra nos eventos divulgados pelos meios de comunicação. Estimamos que o número de incêndios e acidentes com eletricidade seja bem maior do que o que documentamos, porque nem todo evento é noticiado pela mídia”, diz Martinho.

O levantamento contempla os acidentes por cidade e estado. Do total apurado, de 451 acidentes por curto-circuito, as regiões Nordeste e Sudeste despontaram com 114 eventos cada uma. Os estados do Sul somaram 97 acidentes; no Centro-Oeste foram 70 e no Norte 56. As mortes decorrentes de acidentes gerados por curtos-circuitos, num total de 30, distribuem-se em 11 para a região Sul, cinco para cada uma das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e quatro para o Sudeste.

No ranking das cidades com maior número de incêndios por curto-circuito está Campo Grande. A capital sul matogrossense registrou 28 eventos em 2017, seguida por Manaus (17), Teresina (17), Recife (13) e Curitiba (12). A cidade que mais registrou mortes em decorrência dos incêndios por sobrecarga foi Macapá, com três vítimas fatais.

Quando considerados os acidentes com eletricidade – não apenas os provocados por sobrecarga e curto-circuito - o número de mortes em 2017 chega a 702. “O mais triste é saber que acidentes como o do edifício que desabou em decorrência do incêndio por curto-circuito em São Paulo, a exemplo de tantas outras tragédias anunciadas, quase sempre podem ser evitados com a adequação das instalações elétricas das moradias”, afirma Martinho.

Conscientização para segurança

O trabalho de conscientização realizado pela Abracopel, com a divulgação do anuário e informações relacionadas à segurança elétrica junto à mídia, é acompanhado de perto por parceiros como o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), que mantém o site Casa Segura. No site, é possível fazer uma simulação on line para saber se as instalações elétricas do imóvel proporcionam a segurança ideal aos moradores e à propriedade.

Ano passado, o Instituto divulgou um Raio-X nacional das instalações elétricas. À data, a pesquisa revelou que 71% das residências brasileiras não possuíam projeto elétrico, metade dos quadros elétricos não tinham qualquer identificação de componentes do circuito, a ausência de fio terra foi constatada em cerca de 50 % dos imóveis e apenas 35 % das moradias adotavam o padrão de tomada de três polos, vigente no Brasil.

A pesquisa mostrou ainda que 60% das moradias com mais de 20 anos de construção nunca tinham passado por qualquer tipo de reforma para atualização das instalações elétricas e que T´s, benjamins e extensões eram utilizados amplamente, por 57 % das famílias pesquisadas, mesmo em imóveis com até cinco anos de construção. Durante o levantamento, os moradores das 999 residências pesquisadas disseram que os cômodos que mais precisavam de tomadas eram, respectivamente, quarto (33%), sala (30%), cozinha (22%) e área de serviço (15%); 19% deles já haviam levado pelo menos um choque elétrico e 34% não se sentiam seguros em casa, dadas às condições elétricas da moradia.

A escalada dos acidentes de origem elétrica

Os acidentes com origem elétrica vêm crescendo desde 2013, quando foi iniciada a pesquisa, tendo passado dos 1038 eventos para 1319 em 2016 e 1387 em 2017. Ano passado, o número de mortes por choque elétrico foi de 627, o que representou cerca de 5% mais que em 2016, com 599 vítimas fatais.

“Infelizmente, apesar dos esforços incessantes da Abracopel e do Procobre para conscientização das autoridades e da população sobre os riscos elétricos dos imóveis, as pesquisas revelam existir uma grande defasagem das instalações elétricas das moradias em relação ao que poderia ser considerado minimamente seguro”, afirma Martinho.

Capacitação profissional dos eletricistas

Um dado importante registrado pelo Procobre foi o aumento no interesse de eletricistas por capacitação profissional. O Instituto registrou em 2017 acréscimo de 75% no número de participantes do Programa Eletricista Consciente. Ao todo, foram 12.200 participantes, três milhões de page views, 24 mil vídeos assistidos e 22 mil webinars visitados. “O trabalho desse profissional melhora a qualidade e o conforto das instalações prediais. Daí a importância de mantermos uma relação estreita com a categoria, bem como contribuir para sua qualificação”, diz Antonio Maschietto, coordenador do programa no Procobre. No site do Eletricista Consciente (http://www.eletricistaconsciente.com.br) é possível fazer a busca por profissionais qualificados em todo o Brasil.

Sobre a Abracopel

A Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que luta há mais de 13 anos pela diminuição de acidentes de origem elétrica no Brasil, promovendo diversas ações e projetos para a capacitação de profissionais do setor, bem como a orientação e conscientização da sociedade em geral. As ações da entidade vão desde um Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo para a garotada, passando por Seminários Técnicos itinerantes, que rodam todo o país, e um tradicional Prêmio de Jornalismo que já está em sua 12ª edição. A Abracopel é única entidade brasileira a levantar, desde 2008, dados estatísticos sobre acidentes de origem elétrica e, desde 2013, divulga um Anuário Estatístico de Acidentes de origem elétrica no Brasil. Site: www.abracopel.org.br

Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte da Internacional Copper Association (ICA), sediada em Nova York e líder mundial na promoção do cobre, metal que sempre se fez presente na evolução das civilizações. O Procobre tem como missão gerar demandas para os produtos de cobre, difundir informações sobre os atributos técnicos e científicos do material, identificar contribuições do cobre para a formação e preservação da vida, fomentar pesquisas, desenvolver processos e produtos tecnológicos e criar novos usos para o metal. Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder às demandas da sociedade e disseminar informação sobre esse metal que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável. Site: www.procobre.org


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar