Por dentro do Seguro DPVAT

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viver Seguro no Trânsito/Via Sindseg-RS

Por dentro do Seguro DPVAT

“E agora?”. Essa é a pergunta que costuma surgir logo após algo tão inesperado como os acidentes de trânsito. E é justamente para dar suporte nesses momentos que existe o Seguro DPVAT, pessoal! Para facilitar na hora de dar entrada no seu pedido, preparamos um passo a passo para você saber tudo sobre o DPVAT, o seguro do trânsito brasileiro. Confira aqui embaixo e, se ficar alguma dúvida, é só deixar um comentário.

Como dar entrada no Seguro?

Essa é uma das perguntas que a gente mais escuta por aqui e o procedimento é bem fácil, galera. Basta se dirigir a um dos nossos mais de 8 mil pontos de atendimento autorizados, que você encontra no site da Seguradora Líder, com a documentação referente ao tipo de indenização para o seu caso.

Evitando o “golpe do DPVAT”

Todo cuidado é pouco na hora de dar entrada no seu pedido, galera! É nessa hora que costumam surgir os chamados “atravessadores”, terceiros que se oferecem para recolher a sua documentação com a promessa de que você receberá a indenização mais rápido ou que o processo é burocrático. Muitas vezes, eles cobram parte do valor da indenização pelos serviços. Então, a boa é você mesmo ir até um ponto de atendimento e dar entrada na sua indenização. Todo o procedimento é gratuito!

Documentação necessária

Mas qual é a documentação necessária? Bem, ela varia de acordo com o seu pedido de indenização, no entanto, a gente já pode adiantar a mais importante: o Boletim de Ocorrência, também conhecido como B.O. Ele mostra informações dos veículos e das pessoas envolvidas, bem como toda a dinâmica do acidente. Para conferir o restante dos documentos basta clicar nos links abaixo:

Morte

Invalidez Permanente

Reembolso de Despesas Médico-Hospitalares (DAMS)

Prazo para fazer o seu pedido

Em casos de morte, o prazo é de 3 anos, contados a partir da data do óbito. Em casos de reembolso de despesas médicas, o prazo é de 3 anos, contados a partir da data do acidente. E, nos casos de invalidez permanente, o prazo é de até 3 anos a contar da data da ciência da invalidez.

O que acontece depois que você dá entrada?

Depois de se dirigir a um ponto de atendimento, sua documentação é encaminhada para a Seguradora Líder, onde será analisada por uma equipe especializada. Ainda no ponto de atendimento você receberá o “número de sinistro”, que te permitirá acompanhar toda a movimentação do processo pelo próprio site da Seguradora, clicando aqui. Informação é o que não falta: em caso de alterações no seu processo, como pendência de documentos, além de uma mensagem no nosso site, chegará uma carta para você, chamada “aviso de sinistro”.

Prazo para pagamento

Se todos os documentos estiverem corretos, o pagamento será realizado, em conta corrente ou poupança do beneficiário, em 30 dias. Bem legal, não é? Os valores atuais das indenizações do Seguro DPVAT, fixados pela Lei 6.194/1974, alterada pela Lei 11.482/2007, são os seguintes:

– Morte: R$ 13.500

– Invalidez Permanente: até R$ 13.500

– Reembolso de despesas médicas (DAMS): até R$ 2.700

E aí, já tem as informações necessárias para dar entrada no seu pedido de indenização do Seguro DPVAT? A gente lembra que você pode encontrar uma porção delas lá no site da Seguradora Líder – https://www.seguradoralider.com.br/