CEO da SCOR é o mais novo confrade do Clube da Bolinha
Apresentado por Florippes Junior, Eric Lundgren estreou brindando os participantes com uma excelente palestra sobre o Sistema de Previdência Chileno.
Em sua exposição, o executivo disse que “diferentemente de outros sistemas de previdência, que funcionam no modelo de repartição, o sistema chileno opera através de contas individuais para cada contribuinte, que recebem regularmente um extrato com o saldo atualizado de suas contribuições obrigatórias”.
Exemplo – O sistema de previdência chileno estabelece uma contribuição obrigatória de 10% do salário bruto do trabalhador para uma Administradora de Fundo de Pensão - AFP de sua escolha. As administradoras oferecem cinco diferentes opções de fundos de investimento onde as contribuições mensais são investidas. Os fundos são obrigados a operar dentro de um piso pré-estabelecido em relação a um “benchmark”. Para compensar uma eventual performance abaixo do piso pré-estabelecido, as AFPs são obrigadas a constituir uma reserva chamada `encaje´”, explica.
Para se ter uma ideia, atualmente há aproximadamente 1,2 milhões de aposentados originários do sistema de AFPs e aproximadamente 680 mil do sistema anterior de previdência. A taxa de reposição, em relação aos últimos salários, está em torno de 63% para pessoas de renda mais baixa e 48% para as faixas mais altas de renda.
O ponto positivo do sistema, segundo Eric, é que o sistema de capitalização reduz a pressão sobre os gastos com previdência do governo. “Em contrapatida, a população de baixa renda e/ou que contribui de forma errática ou por um período menor pode ser prejudicada”.
“O envelhecimento da população aliado o aumento da expectativa de vida e taxas de natalidade mais baixas impactam negativamente sobre diversos sistemas de previdência em vários países. Por isso, muitos deles, tiveram que rever os seus sistemas de previdência, aumentando idades mínimas de aposentadoria, tempo de contribuição e cortando benefícios. Não existe uma fórmula mágica ou solução simples. Uma alternativa seria as pessoas separarem mais recursos para a aposentadoria, por exemplo, utilizando instrumentos voluntários de previdência. Entretanto, esta solução pode ser menos viável para trabalhadores nas faixas de renda mais baixa”, concluiu sua análise.
Além da apresentação e exposição do CEO da SCOR, Eric Lundgren, participaram do jantar os convidados especiais Sérgio Diuana e Lúcio Marques. Foi apresentada Andréa Louise Ruano Ribeiro, que veio transferida do Clube de São Paulo. Coube a Bolinha Maria da Gloria Faria fazer a saudação de boas vindas da nova colega. E a tradicional caneta foi sorteada para o aniversariante Aluízio Mello.
Sobre o Clube da Bolinha |
É uma confraria criada por membros do mercado segurador que se reúne mensalmente para trocar ideias, estreitar o networking e ter um momento de lazer. A Reitoria 2016/2018 é composta por Anselmo Abrantes Fortuna, Jorge Carvalho e Gilberto Villela.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário