Brasil,

5 formas de evitar calotes de clientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Bimbati
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Brasil atingiu em 2017 o recorde de inadimplentes, cerca de 61 milhões de brasileiros tiveram dívidas em atraso. Pensar em formas de evitar calotes de clientes pode ser considerado um grande desafio para as empresas.

Com a crise econômica e o alto índice de desemprego, a tendência é que o número de inadimplentes aumente. Pensando nisso, a ADV Tecnologia listou 5 formas de se livrar desse prejuízo. Confira:

1. Dê preferência para o uso cartão de créditos
Se há alguns anos perguntassem “qual a dica para evitar um calote”, a resposta seria: evite aceitar cheques. Hoje, a dica quase universal é: opte por cartão de crédito como forma de pagamento na sua empresa.

“Caso o seu negócio permita utilizar o cartão de crédito, opte por essa forma. Antes, claro, faça uma conta simples sobre o índice de inadimplência da sua empresa e a porcentagem cobrada pelo cartão de crédito”, explica o diretor executivo da ADV Tecnologia e especialista em software de gestão, José Claudio Brito.

2. Ter um contrato bem amarrado
Uma das formas de evitar calotes de clientes é ter um contrato bem amarrado com detalhes e informações necessárias. Ter a prestação do seu serviço documentada dará a possibilidade de levar, em caso de inadimplência, para os meios legais como Serasa.

3. Veja o cadastro positivo
Atualmente, as empresas também podem consultar o Cadastro Positivo. “O seu negócio pode ter essa política de fazer pesquisa sobre o cliente antes de fechar qualquer compra. No entanto, a escolha de vender ou não para um consumidor que tem um cadastro negativo deve ser pensada”, analisa José Claudio.

O especialista em software explica que algumas empresas arriscam e vendem para clientes que não têm um cadastro positivo, já que o mercado está em crise e as dificuldades de manter um negócio são cada vez maiores.

“O ERP auxilia o empreendedor em uma decisão dessa, porque uma coisa é o cliente ter uma negativação, outra é quando ele tem uma recorrência de dívidas. O risco do consumidor não pagar é maior. Caso a inadimplência do cliente seja registrada no ERP, o sistema será um instrumento para organizar as informações e trabalhar ao seu favor nessa decisão”, explica.

4. Pedir referência
A velha referência sempre vai continuar sendo uma das formas de evitar calotes de clientes. A referência de um conhecido pode te dar mais segurança. Obviamente, não será algo certeiro e 100% confiável.

"Claro que algumas empresas, além de usarem essas dicas, vinculam a conclusão do serviço, por exemplo, com a parte do pagamento. Em outros casos, só entregam o produto após o pagamento total. Existem mecanismos que podem ser utilizados de acordo com seu negócio e que darão mais segurança", afirma o diretor executivo da ADV Tecnologia.

5. Acompanhar índice de inadimplência
Junto das 4 formas de evitar calotes de clientes citadas acima, é importante sempre acompanhar o índice de inadimplência. Ele será um balizador da sua empresa.

Além do índice geral divulgado pelos órgãos oficiais, há os índices de cada segmento. “Se o seu segmento é o varejo, por exemplo, e o índice de inadimplência está em 7% e o da empresa em 5%, você está em um nível bom. Caso o seu negócio esteja em um índice maior do que 7%, você precisa ver o que há de errado."

Depois de acompanhar esses índices, as empresas também podem estabelecer metas para diminuir a inadimplência dos consumidores, essa é uma das formas de evitar sofrer calotes de clientes.

Fonte: ADV Tecnologia

Sobre a ADV Tecnologia

Atuando no mercado de software há mais de 23 anos, a ADV Tecnologia desenvolve soluções que simplificam o trabalho dos gestores e tornam as empresas mais organizadas e lucrativas. www.advtecnologia.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar