Brasil, 21 de Agosto de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

8 passos para assumir o controle financeiro do seu negócio

O controle financeiro é essencial para o crescimento dos novos negócios. Para alcançá-lo, é necessário ter muita disciplina e organização, mas que valem a pena no final. Com gerenciamento econômico de qualidade, os bons resultados da empresa tornam-se mais fáceis de serem obtidos.

A Intuit, empresa norte-americana que oferece soluções financeiras para pequenas empresas e profissionais autônomos, preparou um passo a passo detalhado para o empreendedor dominar sozinho o fluxo de caixa.

Passo 1 - Olho no seu saldo
Comece do princípio. Tenha clareza do seu saldo inicial, ou seja, o montante que você recebeu ou investiu para começar o seu negócio. A partir daí, registre todas as despesas e receitas diariamente em sistemas de gerenciamento financeiro baseados na nuvem, como o QuickBooks, que também possui a versão app. Isso permite que você tenha um entendimento melhor do seu fluxo de caixa.

Passo 2 - Observe as entradas
Ao vender seus produtos ou serviços, inclua em suas anotações os valores e datas de recebimento, de onde vieram essas receitas e sob qual forma de pagamento. Desta forma você entende melhor os seus ganhos e quais são seus clientes mais lucrativos.

Passo 3 - Calcule suas despesas
Assim como foi feito para as entradas, detalhe o destino e a forma de pagamento das saídas. Lembre-se que as despesas podem ser classificadas como fixas ou variáveis e que é importante categorizar cada uma delas. Além das categorias, o QuickBooks permite que você faça um detalhamento das suas despesas e as distribua entre diferentes centros de custo.

Passo 4 - Entenda seus custos
Registre e analise os gastos que teve para fazer um produto ou prestar um serviço. Inclua desde o preço para a compra da matéria-prima até gastos com a mão de obra. Assim você consegue saber o real custo de produção e calcular a margem de lucro com mais precisão.

Passo 5 - Conheça o saldo operacional
O seu saldo operacional é o total de entrada menos o valor total de saída. É importante fazer um acompanhamento com regularidade deste montante, pois isso que vai indicar o equilíbrio financeiro do seu negócio.

Passo 6 - Tenha em mãos o saldo final do seu caixa
Somando o saldo inicial do Passo 1 com o saldo operacional do Passo 5, você chega ao saldo final. É com esse valor que se quantifica a receita do negócio ou se houve um fechamento negativo. Este número será utilizado para fazer comparativos com os próximos períodos e também períodos anteriores.

Passo 7 - Saiba qual é o seu capital de giro
Para manter as contas pagas em dia, é preciso calcular o capital de giro, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das suas operações. O capital de giro é o principal indicador de liquidez para os negócios. Para calculá-lo, basta seguir a formula abaixo:

ativo circulante – passivo circulante = capital de giro líquido

· Exemplos de ativos circulantes: aplicações financeiras, contas a receber e caixa.

· Exemplos de passivos circulantes: contas a pagar, fornecedores e empréstimos.

Passo 8 - Tenha disciplina
Revisar os processos e analisar custos que podem ser reduzidos é essencial para os negócios. Com isso, as chances de crescimento se tornam cada vez maiores e a saúde financeira é assegurada.

“O pequeno empreendedor ou trabalhador autônomo, mais do que ninguém, precisa ter controle das finanças para ter sucesso com seu negócio. O QuickBooks, sistema de gestão financeira da Intuit, otimiza as necessidades básicas desses profissionais, fornecendo digitalmente controle dos gastos e lucros. Com a parte financeira em dia, eles podem focar no aprimoramento dos seus produtos e serviços, no relacionamento com clientes e na negociação com os fornecedores. Isso garante a sustentabilidade do negócio e aumenta as chances de geração de lucro.”, afirma Juliana Barbiero, Head de Marketing da Intuit Brasil.

Sobre a Intuit
A Intuit é uma empresa comprometida em promover a prosperidade ao redor do mundo para pequenos negócios e pessoas que trabalham por conta própria por meio de soluções de gestão financeira.

Fundada em 1983 nos Estados Unidos, a companhia está presente no Brasil desde 2015 com o portfólio de produtos que inclui as soluções QuickBooks ZeroPaper e QuickBooks, que são baseadas na nuvem e têm mais de 4 milhões de usuários ao redor do globo.

Considerada pela Forbes como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 5,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2017. Tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido.

Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.com.br.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo