Brasil, 18 de Julho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

A importância de desenvolver soft skills em carreiras de tecnologia

Por Felipe Harmel

A tecnologia ganha cada dia mais importância dentro das empresas e conforme a demanda por profissionais aumenta a lista de competências atribuídas aos cargos também cresce. Apesar do mercado nacional ainda viver escassez muito grande por especialistas técnicos, nossa carência por profissionais de tecnologia com habilidades de liderança, empreendedorismo e comunicação, as chamadas soft skills, é ainda maior.

De modo geral, apesar de sua relevância, o planejamento de carreira não é uma prioridade entre os profissionais brasileiros. Essa característica em deixar a carreira correr solta é uma constante no mercado de tecnologia da informação. É comum encontrar profissionais que, por desejarem crescer dentro de uma carreira técnica, planejarem cursos para especialização. No entanto, as habilidades comportamentais, emocionais e de relacionamento interpessoal são completamente negligenciadas.

É indiscutível que as soft skills são indispensáveis para os que desejam crescer profissionalmente, e dentro de TI é possível quebrar essas habilidades em várias vertentes. Aqueles que planejam uma carreira técnica, como por exemplo os engenheiros de dados, devem investir em soft skills ligadas à sua atuação. Alguns exemplos são: pensamento crítico, visão de negócios, espirito de dono, resiliência, etc.

Agora se o objetivo do profissional é buscar posições que o ajudem a construir uma carreira menos técnica e mais ligada à estratégia do negócio, o ideal é buscar soft skills de liderança, comunicação, empreendedorismo, planejamento estratégico, criatividade e inovação, e quem sabe até desenvolver o KnowHow de marketing.

É importante lembrar que o mercado de trabalho do futuro irá demandar profissionais cada vez mais autônomos. Apesar de algumas habilidades complementares serem sempre indicadas pelos especialistas, eu defendo que o ideal é sempre desenvolver-se em cima de suas qualidades e pontos de melhoria. Nesse sentido, é indispensável que o profissional receba ao longo da carreira a mentoria de seus líderes e feedbacks constantes sobre questões que precisam ser mantidas e melhoradas.

Infelizmente poucas empresas possuem uma política desenvolvida para direcionamento profissional e feedback estruturado. Nesse caso é responsabilidade do profissional provocar a liderança para direcioná-lo na busca por aperfeiçoar suas habilidades. Mesmo recebendo os apontamentos externos é dever de cada um se conhecer, se observar e planejar a carreira. Somente com uma meta estabelecida é possível buscar aperfeiçoamento.

É importante ressaltar que não existe formula pronta. Cada carreira é única e cada profissional também. Portanto, não importa o quanto digam que liderança é uma soft skills indispensável. Só fara sentido desenvolver determinadas habilidades de acordo com os resultados que você pretende obter em sua vida profissional.

Felipe Harmel é headhunter da Yoctoo especializado no recrutamento de T.I, formado em administração de empresas e pós-graduado em Gestão e Governança de Tecnologia

Sobre a Yoctoo - Fundada em 2015, a empresa nasceu a partir da oportunidade de atuar de maneira especializada e dentro do nicho de tecnologia. Além da s e l e ç ã o de talentos para cargos de gestão e especialistas, a Yoctoo oferece mapeamento de mercado, onde desenvolve análises sobre as estruturas organizacionais, dispõe também de ferramentas de assessment, para avaliação de perfil pessoal, técnico e potencial. O maior diferencial são as entregas personalizadas, afinal cada projeto é único. A empresa está apta a recrutar candidatos por todo o Brasil. No exterior, a Yoctoo já seleciona para vagas em toda a América Latina. Entre os setores que já confiam no trabalho da consultoria para recrutar vagas em tecnologia e digital, podemos destacar grandes indústrias nacionais e multinacionais, empresas de comércio eletrônico, bancos, farmacêuticas, entre outros segmentos.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo