Brasil,

Como lidar com o medo de falhar profissionalmente?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sentir insegurança ou medo é inerente ao ser humano. Por isso, é normal que diante de desafios, especialmente aqueles que surgem na profissão, as pessoas enfrentem esses sentimentos e até venham a falhar (nem uma, nem duas vezes...serão algumas durante toda a carreira).

Entender os motivos que levam os profissionais a falhar é um passo importante para evitar que esse tipo de situação aconteça e que o medo e a insegurança se instalem. De acordo com os consultores da Thomas Case & Associados, alguns aspectos importantes e que podem levar a falhas nas atividades desempenhadas são: falta de planejamento, pouca disposição para trabalhar duro, pouca/nenhuma atualização do profissional, relaxamento excessivo quando se vê diante de situações em que já atingiu sucesso anteriormente, atuar em muitos projetos ao mesmo tempo, uma equipe que não trabalha em conjunto, falta de diálogo com os pares especialmente em momentos mais críticos e, por fim, o medo de não alcançar um resultado ou se achar incapacitado para determinada tarefa ou posto.

Os especialistas da consultoria ressaltam que, no caso do medo de falhar, a melhor maneira de descobrir de onde vêm esse sentimento é entender um pouco do passado. O medo e a sensação de incapacidade podem vir da infância. Se uma criança escuta corriqueiramente que ela não é inteligente e que não sabe fazer nada, é possível que cresça realmente se achando incapaz e chegue à vida profissional com esse tipo de conceito enraizado. Essa pessoa vai temer tanto as consequências de suas possíveis atitudes, que estacionará na carreira. A insegurança consegue fazer o mais competente da equipe parecer que está acomodado ou que não se importa com os projetos. Pior: é essa imagem que o chefe e o cliente acabam tendo também.

Segundo a equipe de especialistas da Thomas Case & Associados, não é fácil mudar um comportamento arraigado, um traço de personalidade que se reflete em todas as áreas da vida. Mas é importante que cada um observe se está minado as chances de deslanchar por pura falta de confiança nas próprias atitudes ou por medo de falhar. Os problemas precisam ganhar a dimensão de desafios a serem enfrentados e não de enormes impedimentos para as conquistas. O trabalho deve ser visto como a oportunidade constante de chegar aonde deseja. Além disso, é importante ter em mente os benefícios das próprias ações em vez de jogar holofotes apenas sobre o que pode dar errado.

Algumas dicas da equipe da consultoria para vencer o medo de falhar no ambiente de trabalho são: 1. encare elogios e críticas de maneira tranquila tendo em mente que elas nem adicionam e nem tiram o seu valor; 2. observe os resultados e altere os caminhos que usa para chegar a eles caso não estejam a contento; 3. não se prenda à perfeição e nem pense que as pessoas são todas perfeitas, pois todo mundo erra. O importante é assumir as consequências, tirar lições e procurar não cair na mesma situação no futuro; 4. preste atenção ao seu redor e aprenda sempre, seja com seus pares, com seus superiores e com seus subordinados; 5. tenha um mentor. Pode ser um professor, um ex-chefe, um colega de trabalho com alguns anos a mais de experiência, alguém com quem vc possa trocar experiências.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar