Brasil, 19 de Julho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

CPES marcou presença em simpósio sobre atuária

Participantes do evento tiveram a oportunidade de adquirir títulos com foco em atuária e assuntos correlatos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB), sediou, entre 5 e 7 de abril, o VII Simpósio de Atuária do Nordeste. O evento contou com a participação de três membros do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros: a coordenadora Natália Oliveira e os pesquisadores Eduardo Fraga e César Neves.

No dia 7, Eduardo Fraga conduziu a palestra de encerramento, que enfatizou a atuação dos atuários em um novo ambiente que surgiu com as Insurtechs, impulsionadas por tecnologias como Big Data e Machine Learning.

Fraga ressaltou que o papel do atuário é primordial nesse cenário, pois é um profissional com amplo conhecimento sobre estatística. O pesquisador também deu exemplos de empresas inovadoras que já estão atuando no mercado inglês e como os consumidores estão recebendo de maneira positiva as mudanças em curso.

Já César Neves participou da mesa redonda “Seguros e Finanças”, com o estudo "Opções e Garantias embutidas em planos de previdência". A mesa contou ainda com as palestras dos professores da UFPB, Felipe Pontes e Sinézio Maia.

Em sua explanação, Neves apresentou um modelo para avaliação do valor das opções embutidas nos planos PGBL e VGBL, como as de anuidade garantida, de adiamento e troca do tipo de anuidade, de crescimento, de interrupção de pagamento e de cancelamento.

No estudo, o autor descreveu as principais características dessas opções e mostrou que o mercado de anuidades brasileiro é incompleto e não livre de arbitragem. Ainda segundo Neves, o modelo proposto permite tanto comportamentos racionais quanto irracionais do segurado, para a decisão de cancelamento antes da data prevista para a aposentadoria.

Publicações

Outro forte braço de atuação do CPES, a atividade editorial também esteve representada no simpósio. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de adquirir títulos com foco em atuária e assuntos correlatos.

Para Natália Oliveira, a grande procura superou as expectativas. “Vendemos todas as publicações que levamos, o que nos sinaliza uma demanda reprimida por literatura especializada na região”, avaliou.

A Escola também aproveitou a ocasião para divulgar produtos educacionais e promover o sorteio de duas bolsas de estudo de cursos de extensão na modalidade de Ensino a Distância (EaD). “Queremos levar a um número cada vez maior de profissionais a oportunidade de capacitação em seguros e o EaD é o melhor instrumento para isso”, concluiu Natália.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo