Uberlândia recebe nova turma do programa "Porteiro Amigo do Idoso", que capacita profissionais para cuidado com longevos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Ribeiro

A população de idosos da maior cidade do Triângulo Mineiro corresponde atualmente a 10% do total, reproduzindo a média nacional.

Entre os dias 17 e 19 de abril, a cidade de Uberlândia receberá mais uma turma do programa "Porteiro Amigo do Idoso", iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, que visa capacitar profissionais de portaria a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas – inteiramente gratuitas – serão realizadas entre 13h e 17h, na Avenida Afonso Pena, nº 3538, Nossa Senhora Aparecida. Os interessados podem se inscrever pelos telefones: (34) 3235-0688/3231-6195. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Criado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro carioca de Copacabana, que apontou o porteiro como o "melhor amigo do idoso", o programa "Porteiro Amigo do Idoso" está presente nos principais centros urbanos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, somando mais de 3,5 mil profissionais capacitados e mais de 1,5 mil condomínios contemplados. Somente em Belo Horizonte, Betim e Juiz de Fora, cidades do estado que já receberam o programa, foram treinados cerca de 500 porteiros.

Em Uberlândia, os bairros impactados são Luizote de Freitas, Nossa Senhora Aparecida, Oswaldo Rezende, Presidente Roosevelt, Santa Mônica, além do Tibery, localidades que concentram grande parcela de moradores idosos do município.

A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população de idosos em Uberlândia (60 anos ou mais) era de aproximadamente 61 mil indivíduos, equivalente a 10% do total. Igual à média nacional, que equivale a 20 milhões de idosos. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, três serão idosas.

O "Porteiro Amigo do Idoso" foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa "Porteiro Amigo do Idoso" sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais "respeito e atenção" no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. O programa Porteiro Amigo do Idoso está inserido entre as ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros – como o Fórum da Longevidade e o Circuito da Longevidade – que têm como objetivo difundir a importância da prática regular de exercícios físicos, adoção de hábitos saudáveis e difusão de conhecimento sobre envelhecimento ativo, como pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida, bem-estar e planejamento financeiro. A iniciativa visa preparar o porteiro a oferecer melhores serviços ao público longevo, contribuindo para a valorização da cidadania.