Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Antecipar a restituição do IRPF nem sempre é um bom negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  De León Comunicações
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Antonio Eugenio Cecchinato*

Como dizia Benjamin Franklin (1706 – 1790), “nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos”. E ele estava correto, vou parafrasear o filósofo e socialista Karl Marx (1818-1883) que, ao criticar o capitalismo, disse “a diferença entre a morte e os impostos é que a morte não piora toda vez que Congresso se reúne”.

Quando o assunto é imposto, todo cuidado é pouco, principalmente no tocante ao Imposto de Renda das Pessoas Físicas – IRPF, o qual deve ser declarado até o dia 30 de abril, com as informações do ano-calendário 2017. Caso contrário, a multa virá com certeza.

Em geral, chegada essa época de prestação de contas ao fisco, muitas pessoas desejam antecipar a restituição do imposto pago durante o ano findo, cujo acerto é feito pela Receita Federal do Brasil - RFB entre os meses de junho e dezembro do ano da entrega da declaração. Os bancos também aproveitam a época para oferecer aos contribuintes propostas das linhas de antecipação do IRPF.

Se optar por contratar o serviço bancário de crédito, a pessoa terá a chance de pegar o dinheiro da restituição do IRPF no ato, sem precisar aguardar a liberação dos lotes de restituição feitos pela RFB. Mas, cuidado, nem tudo são flores neste cenário!

Nós, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, sabemos que há muita tentação em ter o dinheiro da restituição antecipado, mas aqui vale uma ressalva: só indicamos antecipar a restituição aquele contribuinte que tiver dívidas a quitar. Isso porque, quem antecipa a restituição no sistema bancário precisa pagar juros, e só as dívidas podem ter juros mais altos do que os cobrados na linha de crédito do ressarcimento da Receita Federal do Brasil – RFB.

Nos grandes bancos, como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander, por exemplo, essas taxas de restituição do IRPF variam entre 1,79% e 6,87% ao mês. No caso do cheque especial ou do cartão de crédito, as taxas podem chegar a até 12%.

Portanto, é melhor ter paciência. Antecipar a restituição do IRPF só é vantajoso no caso específico do pagamento de dívidas, do contrário, o contribuinte perderá dinheiro, visto que, com os juros, a pessoa acaba recebendo menos do que o pago pela Receita Federal do Brasil, no seu calendário oficial, visto que a restituição é corrigida pela Taxa Selic que hoje está em 6,5% ao ano.

* Antonio Eugenio Cecchinato é presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar