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Saindo da crise: hora de repensar o negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Gomes de Almeida
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A maioria das empresas vem sofrendo com a recessão prolongada. Difícil alguma que não tenha enxugado custos e, inevitavelmente, baixado preços de produtos e serviços. E é ilusório achar que a recomposição das margens será galopante. Ao contrário, é bem improvável que tão cedo se volte a trabalhar na condição anterior.

Em muitos casos o ajuste precisa ser tão severo que envolve repensar o negócio. Chega uma hora que não se sabe identificar com clareza as razões pelas quais a coisa não anda e até que ponto se pode por tudo na conta da crise. Importante aceitar que não há mais espaço para improvisações: tudo terá que ser minuciosamente avaliado e até estrategicamente reformulado, se indicado.

Para Carlos Dränger, especialista com 40 anos de vivência nos mais diversos segmentos de negócios desenvolvendo projetos para empresas de todos os portes, o modo de se comunicar com o mercado faz toda a diferença. Para ele, a comunicação será efetiva quando estiver bem expressa em todos os pontos de contato com o cliente. “Assinatura de e-mail, site, cartão, documentos e tudo mais devem estar alinhados comunicando o ‘upgrade’, a ideia de que somos craques, que o nosso produto é o mais ‘gostoso’ e o nosso serviço o mais eficaz”, recomenda.

Portanto, ao recarregar as baterias, o momento é propício para rever a marca e a identidade como um todo. Não basta mais representar bem: agora a marca tem que se superar e surpreender os clientes e o público em geral.

Por que a marca é importante?
Além de identificar, a marca transmite uma série de atributos e ganha valor na medida em que o conjunto é percebido positivamente. Não bastam boas intenções se, por deficiências na comunicação, a percepção de quem está do outro lado não for favorável. Claro que a reputação evolui a partir das experiências reais: ela será construída com base na qualidade da entrega. Porém, fidelizar clientes que já nos conhecem é uma coisa, conquistar clientes que não nos conhecem é outra. E o sucesso da maioria dos negócios depende disso: assim crescemos.

Estas relações entre marca e consumidor podem ser surpreendentes. Há casos em que a presença da marca já garante a venda, antes mesmo do produto ser testado, pela simples razão de ser endossado por ela. Nessa circunstância, a influência do fator preço reduz-se drasticamente.

A lição mais imediata é que uma marca forte, e bem avaliada, permite expandir as margens de lucro, dispensa maiores esforços de venda e investimentos em publicidade. Garantia de ganho exponencial. A lição menos imediata é que o sucesso depende visceralmente de duas coisas: criar um diferencial (ou diferenciais) e comunicá-lo com eficiência a quem ainda não nos provou.

Compreendendo estas relações, a dedução de que marca é importante e alavanca o negócio é automática. Então, é importante lembrar que, ao construir ou repensar um negócio, vale alocar esforços e recursos na construção do RG visual, para garantir que ali estejam bem representados os diferenciais e, em última instância, o valor.
Por que investir na marca
Evidente que a percepção do consumidor vai evoluindo a partir das experiências reais com aquela marca, sinônimo de produto ou serviço. Essa percepção pode ir do ápice ao abismo, de acordo com a qualidade do que se entrega. Ou seja, não é a marca que vai consertar uma entrega deficiente. Mas fidelizar pessoas que já conhecem o produto ou serviço é uma coisa e conquistar clientes novos é outra. Diante de uma reinvenção, o sucesso dos negócios depende essencialmente da conquista desse novo público.

Então, os dilemas são muitos. O primeiro é administrar a necessidade de investimento diante de um caixa prejudicado. O segundo refere-se a como, quanto e quando mudar. O caso é partir para um ‘face lift’ ou é necessária uma intervenção mais radical?

Dränger acredita que o primeiro passo é entender o real impacto da qualidade da apresentação nos resultados das empresas. “É preciso identificar os pontos fortes a serem vitaminados, as fragilidades a serem minimizadas e, especialmente, acertar na dose da ‘cirurgia’. Em época de vacas magras, o segredo é não correr riscos”, explica. Para ele, o sucesso depende visceralmente de duas coisas: criar um diferencial (ou diferenciais) e conseguir comunicá-lo efetivamente.

Serviço profissional acessível
Já é possível fugir do amadorismo ou dos altos investimentos na hora de rever ou criar uma marca. Dirigida por um dos profissionais de maior experiência no mercado, a Terapia da Marca tem um formato inédito na área, similar ao praticado na medicina: consultas individualizadas e de baixo custo, se comparado à contratação de uma agência ou de um projeto. Ela foca exatamente nos dilemas com vista à tomada de decisões estratégicas seguras. “A terapia vai nos obrigar a mergulhar na nossa essência, descobrir nossas deficiências e comunicar eficazmente nossos diferenciais. Porque afinal, não dá mais para trabalhar para os concorrentes”, explica Dränger. Após relatar suas necessidades e problemas, o cliente será atendido para receber um "tratamento sob medida”.

A renovação da identidade, quando indicada, será desenvolvida com objetivos definidos, sabendo no que e quanto mexer, além da orientação sobre a melhor maneira de implantar. “Assim é possível garantir que o cliente faça um investimento seguro e na medida da sua necessidade”. “Nosso objetivo é tornar acessível às empresas de pequeno e médio porte uma consultoria especializada de qualidade e extremamente profissional”, finaliza.
Sobre a Terapia da Marca
Idealizada por Carlos Dränger, Terapia da Marca é uma consultoria inovadora especializada no diagnóstico e tratamento de marcas e que oferece subsídios sob medida para que empresas de qualquer porte tomem decisões estratégicas e acertadas para seus negócios. Tem um formato de atuação inédito, como uma consulta médica. Portanto, com baixo investimento e risco. Não trata apenas da marca, mas tudo que envolve identidade: nome, materiais de comunicação, fachada, sinalização etc. A Terapia da Marca ajuda o empreendedor a entender o que não está funcionando e oferece um passo a passo de quanto, quando e como mudar, de maneira essencial, para maximizar resultados.

Sobre Carlos Dränger
Carlos Dränger é CEO da Cauduro Dränger, sucessora da Cauduro Martino Arquitetos Associados, escritório líder em projetos de identidade para grandes empresas, que completou 50 anos em 2014. Participou da construção de importantes marcas, como Autolatina, Banco do Brasil, Caixa, Hotéis Transamérica, Kibon, Santista, Riachuelo, Tigre, Unimed e Vale, entre outras.
Com cerca de 40 anos de experiência, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP/SP, mestre na construção de marcas e sua aplicação na arquitetura, Dränger foi eleito duas vezes Profissional de Design do Ano, no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design da About/ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Em 2017, criou a Terapia da Marca, consultoria especializada no diagnóstico e nos tratamentos de marcas.


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