Você conhece a análise SWOT pessoal? Descubra como ela te ajuda em sua carreira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Santos

A análise SWOT significa descobrir "Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças" de um negócio. Ela foi concebida pela primeira vez no início dos anos sessenta por um grupo de empresários inteligentes. Seu objetivo principal era - e ainda é - ajudar as organizações empresariais a sair de diferentes crises e melhorar seu desempenho geral. Entretanto, hoje já podemos usar esta técnica para nos ajudar na carreira.

No entanto, a análise SWOT não deve funcionar apenas para empresas. Você pode usar este método de análise para aumentar seus esforços de desenvolvimento pessoal. Além disso, essa estratégia poderosa facilita a oportunidade de aprender mais sobre você.

A autoconsciência é uma característica muito importante no mercado de negócios de hoje. A autoconsciência está ligada à inteligência emocional, uma característica que parece ganhar cada vez mais importância para as grandes marcas de hoje.

Por que você aplicaria a Análise SWOT para sua vida?

Há várias razões para realizar uma análise SWOT em um nível pessoal:

"Realizar uma análise SWOT pessoal é muito mais eficaz do que simplesmente olhar para seus pontos fortes e fracos. A maioria das pessoas acredita que, se conseguirem encontrar suas fraquezas e pontos fortes, seu processo de introspecção é feito e eles são bons para prosseguir. Esta estratégia pode ser eficaz, mas nunca pode ser tão eficaz quanto uma análise SWOT pessoal ".

Aqui estão os três principais motivos para realizar uma análise "Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças" em si mesmo:

1. Melhora sua autoconsciência

Toda vez que você está procurando respostas "dentro", você está trabalhando em suas capacidades de autoconsciência. Quanto mais você trabalha nisso, mais você saberá o que está acontecendo com seus sentimentos, pensamentos e comportamento.

2. Fornece feedback pessoal forte

O feedback é fundamental - não apenas para as empresas, mas também para as pessoas que procuram o progresso. O feedback construtivo mostra onde você deu errado. Também ajuda você a descobrir as ações que você precisa tomar para melhorar os resultados finais.

3. Te mantém no caminho

A vida nunca é fácil, e sempre vem com surpresas. Toda pessoa deve ter passado por momentos difíceis e, honestamente, são os momentos que mais influenciam o nosso crescimento pessoal. Ao realizar uma análise SWOT, enquanto você já está ciente de que você não está onde deveria estar na vida, você poderá voltar a seguir.

Em outras palavras, o SWOT ajuda você a obter uma melhor perspectiva em sua vida profissional e pessoal. Isso funciona em sua mentalidade, e isso ajuda você a alavancar o que é melhor para você. Agora vamos dar uma olhada em como uma análise SWOT é realizada. Se você está ansioso para começar, pegue um pedaço de papel e comece a seguir a minha liderança.

Como realizar uma análise SWOT pessoal?

A primeira e mais importante ação que você precisa tomar é bastante básica: você precisa limpar sua mente e colocar-se em um estado de honestidade absoluta. Se você tiver apenas alguns minutos para fazer isso, gostaria de adiar para mais tarde. Este processo requer toda a sua atenção.
A FM2S , que é uma empresa que trabalha com desenvolvimento profissional, pontuou várias perguntas interessantes para sua análise SWOT pessoal . Clique no link e descubra mais!