Justiça Federal mantém exigência do Seguro DPVAT no RJ
Na última semana, a juíza titular da 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Sandra Meilum Charu Barbosa de Campos, julgou improcedente a ação civil pública da OAB/RJ que pretendia suspender a exigência do pagamento do Seguro DPVAT como condição prévia para a realização do licenciamento anual de veículos.
A juíza decidiu não acatar o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro com base no próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que coloca como condição para a renovação da licença do veículo a comprovação prévia do pagamento dos tributos e encargos a ele relacionados.
Na sentença proferida, a juíza sustentou que “a obrigatoriedade da quitação do Seguro DPVAT não viola os princípios democráticos de direito, sendo necessária a harmonização entre o princípio da propriedade, defendido pela autora contra supostas ações de apreensão indevidas, e o direito à vida e à saúde, cujo pagamento do seguro obrigatório visa manter”.
Vale lembrar que, além do Código de Trânsito Brasileiro, a Resolução 664/86 do CONTRAN afirma que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório emitido após o licenciamento, somente terá validade após a quitação de todos os tributos, incluindo o Seguro DPVAT.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário