Brasil,

O que esperar das novidades regulatórias?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Painel do 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro aponta avanços na regulação

A Susep tem se mostrado uma grande apoiadora do setor ressegurador brasileiro, disposta a discutir a regulamentação e a entender o que o mercado realmente precisa, afirmou o CEO da Austral, Bruno Freire, no painel “Novidades regulatórias e o que esperar”, realizado na tarde do primeiro dia do 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, que acontece hoje, dia 10, e amanhã, na Barra da Tijuca.

E entre os exemplos dessa postura proativa do órgão regulador, Bruno citou o caso das discussões para o fomento da aceitação de riscos no exterior por parte das resseguradoras locais. Quando essas resseguradoras levaram uma proposta para a Susep, afirmou, a autarquia retornou com uma ainda melhor.

Isso não significa, porém, que as resseguradoras brasileiras encontram-se em uma posição plenamente confortável, visto que são afetadas, como a maioria das empresas brasileiras, pela grande complexidade de nossa burocracia, colocando o Brasil entre os países mais complicados do mundo para empreender, falou o CEO da Austral.

Além disso, como o imposto sobre o lucro no Brasil gira, em média, em torno de 45%, a competitividade fica bastante comprometida na hora da concorrência de igual para igual com resseguradoras estrangeiras, cujos países de origem costumam cobrar impostos bem menores.

Também presente à mesa do painel, o chefe da divisão de Resseguros da Susep, Diogo Ornellas, que começou sua apresentação traçando um breve histórico da Lei do Resseguro, que há 10 anos abriu o mercado brasileiro com o objetivo de garantir a permanência no Brasil dos prêmios e reservas do mercado interno de seguros, entre outros objetivos.

E como prova do sucesso desse mercado, afirmou que em 2017, 70% dos prêmios de resseguro foram cedidos para resseguradoras locais. Outro interessante detalhe apontado por Diogo é que, atualmente, o Brasil já conta com mais resseguradoras atuando do que seguradoras.

Abordando as recentes alterações regulatórias, Diogo destacou a Resolução CNSP 325, que resgatou o instituto da oferta preferencial aos resseguradores locais; a Circular Susep 545, que definiu os critérios para essa oferta preferencial; a Resolução CNSP 350, que deliberou sobre o aceite de retrocessão por seguradoras; a Circular Susep 562, que ampliou o rol de ramos excluídos do limite de cessão anual em resseguro; a Portaria Susep 6.954, que constituiu a Comissão Especial de Desenvolvimento do Mercado de Resseguro, e a Resolução CNSP 353, que trouxe mais eficiência regulatória e consagrou a efetiva abertura do mercado nacional.

Em relação às normas que ainda estão em desenvolvimento na Susep, o palestrante destacou a que trata da aceitação de riscos de cedentes sediadas no exterior por resseguradores locais e a que trata dos Instrumentos Ligados a Seguros (ILS).

Mediando os debates, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), Paulo Pereira, aproveitou os últimos instantes do painel para também elogiar o trabalho desenvolvido pela Susep, que conseguiu, em 2017, lidar em tempo record com os temas propostos da comissão de Resseguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar