Chubb diz que risco de roubo de carga pode ser reduzido com processos, procedimentos e adequação de ferramentas
A Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo no segmento de Transportes, diz que os riscos de roubo de cargas no Brasil, em muitos casos, podem ser reduzidos para um patamar aceitável por meio da adequação das ferramentas de gestão de riscos, processos e procedimentos. “Com isso, é possível evitar gastos com o uso injustificado de instrumentos de alta tecnologia”, afirma Omar Mendoza, Diretor de Marine da Chubb Brasil. “Vários clientes, com o suporte de nossa consultoria, obtiveram resultados consistentes apenas com a aplicação dessas ações, que colocaram cada uma de suas ferramentas no lugar correto”, salienta.
De acordo com o executivo, alguns dos processos mais eficazes nesse sentido estão voltados para a garantia do sigilo das informações de embarcadores e transportadores a respeito dos horários de embarque, roteiros, tipos de carga, ferramentas de gerenciamento de riscos e outras. Omar conta que existem meios eficazes para manter essas informações entre poucas pessoas previamente selecionadas. “Verificamos vários casos recentes de queda acentuada na sinistralidade com o emprego desse tipo de ação, somente”, destaca.
Outro procedimento que tem se mostrado eficaz, segundo a Chubb, é a mudança na rotina das operações logísticas, considerando horários e, quando possível, os roteiros. Isso porque a seguradora tem notado que as quadrilhas estão constantemente variando de região para praticar suas ações, ao mesmo tempo em que investem contra os veículos de forma cada vez mais assertiva. “Nós buscamos analisar as informações sobre as principais áreas de risco no país e modus operandi das quadrilhas. Com base nesses dados, pudemos observar que, em geral, os criminosos estão sempre buscando locais menos controlados pelo poder público e, como consequência, possuem mais tempo para efetivar o roubo, além de saberem exatamente a carga transportada, seu valor e destino”, relata Fábio Vale, responsável pela área de Gerenciamento de Riscos da Chubb Brasil.
Serviço de consultoria
O serviço de consultoria da Chubb para clientes de seguros de Transportes proporciona uma análise mais assertiva das operações dos segurados que necessitam de uma maior intervenção do gerenciamento de riscos, com base em ferramentas digitais. “Esse suporte é concedido em parceria com empresas gerenciadoras de riscos que, de preferência, atuam de modo especializado de acordo com o porte do cliente, considerando pequenas, médias e grandes organizações”, afirma Omar Mendoza.
Além de analisar problemas e sugerir soluções, o serviço de consultoria da seguradora também concede suporte para a implantação das medidas, observando o menor impacto possível na logística do cliente. O trabalho leva em conta as mais diferentes formas de sinistros como roubos, furtos, tombamentos, colisões, saques, extravios, atrasos, danos e outros.
O serviço de consultoria da Chubb ainda analisa várias possíveis causas, entre logística, tecnologia das ferramentas de segurança, horários, rotas, pontos de parada, embalagens, pessoas envolvidas na operação e outras. “Melhor do que contar com a indenização em caso de sinistro é simplesmente não sofrer sinistro. Assim, o segurado obtém melhores condições no momento de renovar a apólice, ao mesmo tempo em que assegura uma capacidade diferenciada de entrega para os clientes”, finaliza Omar.
Sobre a Chubb
A Chubb é a maior seguradora mundial de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto. Com operações em 54 países, a Chubb oferece seguros corporativos e individuais de propriedade e responsabilidade civil, acidentes pessoais e seguros de saúde suplementar, resseguros e seguros de vida a diversos grupos de clientes. Como empresa de subscrição, a companhia avalia, assume e gerencia riscos com percepção e disciplina, além de atender e pagar sinistros de forma justa e rápida. A Chubb também é reconhecida por sua ampla gama de produtos e serviços, extensa capacidade de distribuição, excepcional solidez financeira e operações locais no mundo todo. Chubb Limited, a empresa controladora da Chubb, está listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE: CB) e integra o índice S&P 500. A Chubb mantém escritórios executivos em Zurique, Nova Iorque, Londres e outros locais. No mundo, emprega aproximadamente 31.000 pessoas. Informações adicionais podem ser encontradas em: Chubb.com/br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário