Os principais pontos de atenção no seu plano de negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Darley - Dino

O pequeno empreendedor geralmente começa com muitas dúvidas sobre o seu negócio. São muitas informações para analisar e decisões para tomar que deixam qualquer iniciante confuso sobre o que fazer. Nessa situação é muito comum que o plano de negócios seja ignorado. Na ânsia de ver o sonho tornando-se realidade, muitos profissionais começam seus negócios sem qualquer planejamento ou preparação.

Nessa situação é muito comum que o plano de negócios seja ignorado. Na ânsia de ver o sonho tornando-se realidade, muitos profissionais começam seus negócios sem qualquer planejamento ou preparação. O resultado costuma ser ruim: a maior parte das pequenas empresas não consegue atingir o segundo ano de vida.

O plano de negócio é mais do que colocar as ideias no papel. É a estruturação necessária para que o projeto torne-se realmente viável e, principalmente, uma preparação para as dificuldades que certamente surgirão nesse caminho.

Veja a seguir os principais pontos de um plano de negócio que você deve se atentar na hora de abrir o seu empreendimento.

Sumário Executivo

Nessa etapa você irá definir os dados gerais da empresa: nome fantasia, missão, valores, etc. Muitos empreendedores pulam essa fase achando que é algo demasiadamente simples, fato esse que já contribui para uma falha do plano de negócios.

Absolutamente tudo deve ser feito com calma e paciência, inclusive o sumário executivo. Aqui já entram decisões importantes como composição acionária (caso exista mais de um sócio), se a empresa terá capital aberto ou mesmo o regime tributário sobre o qual ela se enquadrará.

Análise de mercado

Essa seja talvez a etapa mais importante e deve ser feita com o máximo de calma e atenção. Aqui você irá avaliar seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores – e nenhum deles deve ser desvalorizado.

O local onde você pretende abrir o seu negócio deve ser o foco de análise, claro. Estude se nele existe presença do seu público-alvo (afinal será preciso ter demanda para ter sucesso) ou se existem concorrentes próximos. Lembre-se sempre que quanto mais concorrentes, mais difícil será estabelecer o seu negócio.

Por fim, jamais ignore os seus fornecedores. Eles são essenciais na sua cadeia logística e não podem falhar em nenhum momento ou sua operação estará seriamente comprometida junto ao cliente final.

Plano financeiro

O plano financeiro é a segunda etapa mais importante do plano de negócios. Como saber se o faturamento está abaixo ou acima do esperado se ele não foi projetado? Se você estipula seu faturamento por estimativa (e sem qualquer embasamento) saiba que está colocando seu negócio seriamente em risco.

Aqui você também deverá projetar o capital de giro necessário. Todo empreendedor deve ter dinheiro suficiente para aguentar os gastos de ao menos seis meses. Sem isso qualquer mês abaixo do esperado pode comprometer a saúde financeira.

Quando bem feito, o plano financeiro traz informações muito relevantes sobre investimentos e gastos mensais, levando a uma conclusão assertiva sobre a viabilidade do negócio.

Plano operacional

Não é segredo para ninguém que as empresas quebram por falta de dinheiro. Por pior que ela seja, será possível sobreviver enquanto existir um sócio capaz de injetar dinheiro no negócio.

A questão é que quase sempre os problemas financeiros serão apenas consequência de outras limitações. E a parte operacional costuma ser uma delas. Não existe empresa saudável que tenha problemas de logística ou pessoal. Portanto, capriche na análise para nunca passar aperto com essas questões.

Plano de marketing

Por fim, não se esqueça do plano de marketing do seu negócio – especialmente se for iniciar em um local com forte concorrência. As pessoas precisam conhecer o seu negócio e o seu produto. Isso só será possível através de ações de marketing e divulgação.

Pense onde está seu público e quais são as melhores maneiras de atingi-lo. Não busque fórmulas prontas, mas sim aquilo que funcionará melhor para o seu negócio.

Dica bônus: Invista em Franquias ou Microfranquias

Para evitas as surpresas negativas de um novo negócio existe uma saída que está sendo aposta de muitos empresários, investir em franquias e microfranquias.

Uma das principais vantagens desse modelo de negócio é que o plano de negócios já está formatado e testado e assim as chances de erro diminuem significativamente.

Para quem tem um valor de investimento limitado, a aposta em microfranquias é a solução, pois em geral inicia-se com um investimento de no máximo R$30.000,00.

A Casa Escritório Sempre Limpo oferece microfranquia que é uma grande oportunidade para quem quer começar um novo negócio e tem pouco prática de gestão. A estrutura já está bem organizada e o retorno do investimento é rápido.

Para mais informações sobre nossas microfranquias cadastre-se aqui.

Website: http://franquia.escritoriosemprelimpo.com.br/