Recursos próprios ou financiamento bancário? O que escolher na hora de capitalizar o seu negócio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosangela Sousa

Antes de contratar um empréstimo, o empreendedor deve considerar os ganhos que pode obter com as diferentes modalidades de crédito disponíveis.

Uma alternativa é a boa gestão do fluxo de caixa e a economia de recursos, como a renegociação com os fornecedores.

Uma das grandes dúvidas dos empreendedores ao buscar alternativas para viabilizar seu negócio é a melhor estratégia para financiá-lo. Quase sempre, a pergunta é: “devo utilizar minhas próprias reservas ou buscar recursos com terceiros?” Embora muitos ainda cogitem os empréstimos como a primeira alternativa nesse momento, o mercado oferece outros bons caminhos para que o interessado se capitalize e mantenha a empresa em pleno funcionamento.

De acordo com Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, o ideal é iniciar o negócio com uma reserva financeira, pois o início de um empreendimento com dívidas pode inviabilizar um negócio promissor. Sabemos que nem sempre isso é possível e, se realmente for preciso buscar dinheiro o empreendedor pode tentar um autofinanciamento, como alternativa, vender ou penhorar um bem, realizar a troca de seu automóvel por um de menor valor, ou ainda contar com o apoio financeiro de um parente ou com um investidor.

Quem está começando deve considerar os ganhos que pode obter com as diferentes modalidades de crédito disponíveis. As pessoas estão tentando encontrar meios distintos para financiar os negócios e existem instituições financeiras que trabalham com microcrédito, geralmente com condições de pagamentos e taxas mais atrativas para o empreendedor.

Hussni aponta também que, para tornar os empréstimos desnecessários, uma alternativa é a boa gestão do fluxo de caixa e a economia de recursos, como a renegociação com os fornecedores. “Hoje, existem diversas formas do empreendedor conseguir crédito e nem todas são com instituições financeiras, por exemplo, ele consegue negociar uma forma de pagamento específica diretamente com seus fornecedores, pagando as mercadorias a prazo e fazendo caixa, quando, no ato da venda, o pagamento for à vista”, afirma.

Contudo, quando for imprescindível contrair um empréstimo, Hussni destaca a importância de avaliar todas as taxas bancárias e o planejamento financeiro do seu negócio, conhecer e estudar quais as possibilidades de retorno e, por fim, definir onde e como será utilizado o dinheiro do crédito.

“Embora causem problemas e riscos, as crises econômicas também são impulsionadoras de oportunidades. É o momento de estimular a capacidade criadora, ofertar novos produtos e soluções, conhecer melhor o mercado e seu cliente, mas é fundamental ter um plano estruturado para o seu negócio.”, salienta Hussni.

Cenário empreendedor

Em 2016, 48,3 milhões de pessoas eram donas de seu próprio negócio, mostrou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Deste total, 57,4% empreenderam por oportunidade (quando o empreendedor identifica uma chance ou momento adequado e o faz de forma consciente). Os entrevistados destacaram três pontos fundamentais para a viabilidade dos negócios: os programas de orientação para criar ou manter um negócio (26,1%), a formação e capacitação de mão de obra (20,1%) e o acesso a recursos financeiros (14,1%).

Ainda de acordo com o estudo, empreender é a maior vontade do brasileiro, pois 31,7% afirmaram que ter sua própria empresa é um sonho.

Website: http://www.viveiros.com.br