Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe quais as diferenças entre Líder, Gerente, Coach, Professor e Mentor?

Fundador da Premiatta, com mais de 30 anos de experiência como CEO e presidente de multinacionais, explica a diferença de cada profissional

“Existe muita confusão dos papéis e as definições entre Líder, Gerente, Coach, Mentor e Professor”, alerta José Roberto de Siqueira

Com a concorrência cada dia maior no mundo corporativo, cada vez mais as pessoas têm buscado ajuda de profissionais que auxiliem em seu desenvolvimento e crescimento profissional. Porém, o que se vê hoje é uma grande desinformação sobre o papel exercido por cada profissional, segundo alerta o CEO e fundador da Premiatta, José Roberto De Siqueira, profissional com mais de 30 anos de carreira em posições de liderança como Presidente, CEO, Diretor Geral e Executivo Sênior em empresas líderes globais.

"Existe muita confusão dos papéis e as definições entre Líder, Gerente, Coach, Mentor e Professor", alerta Siqueira. De acordo com ele, embora todos visem o crescimento e melhoria no desempenho de seus "comandados", existem algumas diferenças básicas que fazem do Líder alguém mais completo, no que tange à visão, direção e formação de novos talentos.

Segundo o executivo, Líder tem impacto direto na direção e nos resultados das equipes e das empresas. Já o Gerente acompanha o desenvolvimento das ações. Por sua vez, o Coach expande as capacidades das pessoas em realizar e atingir seus objetivos, enquanto que o Professor ensina, compartilha e transmite conhecimento. Já o mentor está interessado no desenvolvimento das pessoas de uma forma mais holística, não somente no aspecto funcional do profissional e está muito ligado à sabedoria, que é a correta aplicação do conhecimento de forma prática.

"Poderíamos dizer que um bom líder é aquele que consegue unir o que há de melhor nas funções acima e que, invariavelmente, trabalha em cinco dimensões", explica Siqueira, que enumera as cinco dimensões abaixo:

1 Crença - O Líder tem autoconfiança e acredita nele e nas pessoas de sua equipe;

2 Coragem - Inspira e encoraja pessoas a assumirem riscos e desafios inovadores;

3 Conexão - Conecta-se com as mais diversas pessoas na organização estabelecendo um canal de comunicação estruturado e baseado na confiança;

4 Desenvolvimento X Controle - Gerentes controlam pessoas e Líderes desenvolvem seguidores.

5 Valores Coletivos - O bom Líder trás para a organização alguns preceitos morais e de valor como, honestidade, integridade e disciplina e que servirão de modelo e exemplo para os demais membros da organização, permeando-as na cultura e nas relações interpessoais.

Sobre José Roberto de Siqueira
José Roberto de Siqueira, CEO e fundados da Premiatta Plus, empresa de Consultoria, Mentoria e Treinamento Empresarial, acumula mais de 30 anos em posições de liderança como Presidente, CEO, Diretor Geral e Executivo Sênior em empresas líderes globais em seus segmentos tais como Unilever, Philips, Tintas Coral, Grupo Carvajal, Volkswagen do Brasil, Grupo Rémy Cointreau (França) e Parker, atuando no Brasil e América Latina, com relevante experiência também na Europa, principalmente no Reino unido, Holanda e França.

É membro dos Conselhos de Administração e Consultivo no Brasil e no exterior, em diversas entidades e empresas de diferentes setores de negócios, como Cuidados Pessoais, Automotivo, Eletrônica, Bebidas, Papel e Celulose, Química, Mecânica Pesada, Distribuição de Ferramentas e Instituições Financeiras.

O CEO da Premiatta Plus é Bacharel em Economia e Administração de Empresas e Economia pela Fundação Getúlio Vargas FGV (SP), com MBA em Supply Chain pela USP e MBA em Masterful Coaching pela Columbia University de New York. É também professor convidado em cursos de extensão universitária e pós-graduação e como palestrante, liderou vários workshops, seminários nas áreas de Liderança Corporativa e Planejamento Estratégico e Gestão de Grandes clientes globais no Brasil e no exterior. Em seu Instaram, é seguido por mais de 4,2 mil pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS