Brasil,

Roubo de motocicletas cresceu 19% no Estado de São Paulo, segundo dados do Boletim Tracker-FECAP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  DOC Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Roubo de motocicletas cresceu 19% no Estado de São Paulo, segundo dados do Boletim Tracker-FECAP

Estado de São Paulo registrou média de 179 veículos roubados e outros 281 furtados por dia, no último ano

Aproximadamente a cada três minutos, um veículo é roubado ou furtado no Estado de São Paulo. Uma média de 19 ocorrências por hora, sendo 12 furtos e 7 roubos. Em 2017, foram 8.733 furtos/mês e 5.526 roubos/mês. Uma média de 14.259 ocorrências a cada 30 dias, segundo dados do último Boletim Econômico Tracker-FECAP, com base nas informações disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública.

Em janeiro deste ano foram registrados 12.808 boletins de ocorrência, sendo 4.530 roubos e 8.278 furtos. Ao comparar com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 23% no índice de roubos, já o número de furtos se manteve estável. “Os furtos representaram quase o dobro das ocorrências de roubo de veículos, pois a penalidade para este tipo de crime é menor e podem ser realizados com mais agilidade, antes que a vítima acione as autoridades”, avalia o analista de Inteligência de Mercado do Grupo Tracker, Frederico Augusto Lanzoni.

O estudo, que neste mês focou a categoria motocicletas, é resultado da parceria entre o Grupo Tracker – maior empresa de rastreamento e localização de veículos do Brasil – e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – referência na área de Gestão de Negócios.

Motocicletas

Apesar de, no geral, ter ocorrido uma queda no índice de roubos, a realidade foi diferente para os motociclistas. Em 2017, o Estado de São Paulo registrou 15.990 roubos de motocicletas, o que representa um aumento de 19%, em relação a 2016.

Para o Grupo Tracker, esta alta se dá por vários fatores. “Podemos citar o crescimento do mercado de motos e consequentemente a maior utilização deste meio de transporte, em São Paulo para o trabalho e lazer; a utilização de motos roubadas para prática de atividades ilícitas; a comercialização de peças no mercado paralelo dos desmanches; e a dificuldade dos criminosos em efetuar um furto por conta da tecnologia avançada dos modelos mais novos, levando-os a efetuar uma abordagem direta ao proprietário do veículo”, analisa o coordenador do Comando de Operações do Grupo Traker, José Resende.

O coordenador no Núcleo de Conjuntura Econômica da FECAP, Erivaldo Costa Vieira, acrescenta que, devido ao constante cenário de criminalidade, os motoqueiros estão adotam procedimentos de segurança e proteção, como a colocação de travas e alarmes e tomam mais cuidado ao estacionarem o veículo. “Isso dificulta a ação furtiva do criminoso, que passa a buscar sua mercadoria de uma forma mais violenta, neste caso, por meio de roubo”.

O horário preferido dos bandidos para praticar o crime foi à noite (49,53%), seguido da madrugada (17,91%), tarde (17,30%) e manhã (14,86%). A cidade de São Paulo respondeu por 40,23% dos registros, seguida por Diadema com 4,99% e Osasco com 3,82%.

Entre os 10 bairros com maior registro de ocorrência na cidade de São Paulo, sete estão na Zona Leste da capital e três na Zona Sul.


O Boletim Econômico Tracker-FECAP também destacou as avenidas e rodovias com maior número de ocorrências de roubo, na cidade de São Paulo. A Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Zona Oeste, seguida da Avenida Sapopemba, na Zona Leste, lideram o ranking.

Sobre o Grupo Tracker

O Grupo Tracker pertence ao Tracker VSR Group, que está presente em 13 países. Possui a maior rede privada de antenas de radiofrequência (RF) da América Latina e é a maior empresa de rastreamento do Brasil. Em 17 anos de atividade, já recuperou mais de 45 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 4,2 bilhões.

Oferece produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil e Agrícola, além de veículos de passeio. A tecnologia utilizada nos rastreadores do Grupo Tracker é a RF, considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também oferece produtos baseados no GPS/GPRS e LBS, indicados para monitoramento e gestão de frotas.

A empresa é a fornecedora oficial de rastreadores para a BMW e tem parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com quem divulga regularmente o Boletim Econômico Tracker-Fecap, com análises dos prejuízos que o roubo e furto de veículos trazem ao país.

www.grupotracker.com.br

https://twitter.com/GrupoTracker

https://www.facebook.com/grupotracker

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida pela tradição na formação educacional e no ensino na área de negócios. Atualmente, dispõe de ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue), graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e extensão, distribuídos nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade.

Em 2017, ano em que completou 115 anos, com o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

Notas:

1. Os valores apresentados por essa pesquisa são aproximados, não servem como valores absolutos, mas como valores estatísticos. Os dados foram extraídos do sistema de Registro Digital de Ocorrências (R.D.O.) que é a ferramenta de registro dos boletins de ocorrência nas delegacias de polícia.

2. Com relação ao sistema R.D.O. é importante esclarecer que sua implantação foi concretizada de modo gradual nas diversas unidades policiais do Estado, tendo sua abrangência alcançado todos os municípios apenas a partir do ano de 2010. Também deve ser destacado que as tabelas e campos de preenchimento deste sistema são objetos de constante aperfeiçoamento a fim de adaptar-se às alterações nas dinâmicas criminais observadas no Estado ou propiciar melhoria no atendimento do serviço policial.

3. O número total de boletins de ocorrências registrados sob uma natureza criminal não representa a estatística criminal do Estado ou de determinada área ou região. A estatística em São Paulo é contabilizada de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Resolução SSP nº 160/01 de 08 de maio de 2001, que criou o Sistema Estadual de Coleta de Estatísticas Criminais e pode ser consultada através do endereço eletrônico www.ssp.sp.gov.br."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar