Por que investir por meio de corretoras independentes é mais vantajoso?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Fantini

Por que investir por meio de corretoras independentes é mais vantajoso?

Uma das primeiras dúvidas do investidor iniciante é decidir por meio de que instituição investir: corretora independente ou banco? O que analisar, como pesquisar e em quais características ficar de olho para não cair em armadilhas? Veja aqui o que é preciso para escolher a melhor plataforma de investimentos.

“Experiências ruins, plataformas lentas e pouca variedade de produtos estão entre as razões que levam muita gente a desistir da Bolsa.

Quando se fala de investimento, as primeiras dúvidas a aparecer são: o que comprar e por onde investir, corretoras independentes ou bancos? Antes de escolher, é preciso levar em consideração questões como custo, atendimento, serviços e produtos ofertados, além de transparência e uma plataforma amigável.

É claro que a escolha vai além da simples comparação. Existem investidores que não ligam em pagar taxas mais altas se tiverem uma plataforma mais rápida. Outros querem pagar a menor taxa possível. Por isso, não basta sair por aí fazendo comparações sem antes entender o que realmente é importante para você em uma corretora .

Para Beatriz Cutait , planejadora financeira CFP® e editora-analista da Empiricus , autora da série Você Investidor , não há dúvidas de que o esforço vale a pena, uma vez que a má experiência com corretoras pode gerar resultados quase irreversíveis para o investidor. "Experiências ruins, aconselhamentos lamentáveis, plataformas lentas, pouca variedade de produtos e custos ultrassalgados estão entre as razões que levam muita gente a desistir da Bolsa e de produtos que vão além do CDB na renda fixa", enfatiza.

CORRETORAS INDEPENDENTES X BANCOS

Veja as diferenças mais marcantes entre as corretoras independentes e os bancos:

Variedade de produtos: em geral, os grandes bancos privilegiam produtos próprios e evitam os de outros emissores. Já em uma corretora independente, é possível encontrar uma variedade muito maior de fundos e títulos de renda fixa de diferentes emissores, como debêntures, LCI e LCA, com prazos e retornos variados e, muitas vezes, mais atrativos que em grandes bancos.

É comum que nos bancos, por exemplo, o investidor de varejo fique restrito a CDBs que paguem menos do que 100% do CDI (referencial das aplicações de renda fixa) ou que tenham acesso a fundos com taxas de administração muito elevadas.

Custos: os valores cobrados de taxas de corretagem e de custódia de ações e até de administração sobre o Tesouro Direto são, em geral, sensivelmente maiores nas corretoras dos grandes bancos do que nas casas independentes.

Algumas instituições bancárias, por exemplo, cobram R$ 30 mensais pela custódia de suas ações, o que contrasta com o custo zero de algumas corretoras independentes.

Os valores referentes à corretagem também destoam muito, com a possibilidade de alcançar R$ 20 em alguns bancos e menos de R$ 3 em determinadas corretoras.

Atendimento: bancos ainda atuam com o modelo de agências físicas, enquanto corretoras independentes contam com um modelo de negócio cuja essência está no autoatendimento virtual, o que vale até mesmo para a abertura de contas. "Responda sinceramente: quantas vezes ao ano vamos a uma agência bancária? E em quantas dessas visitas somos bem orientados com relação aos nossos investimentos? Faz mesmo tanta diferença olhar nos olhos do gerente e ter que pagar por esse serviço?", questiona Beatriz.

Acessibilidade: não há nenhum custo para abrir conta em corretoras e até mesmo o pequeno investidor pode ter acesso a excelentes produtos do mercado. O investidor pode ter conta em mais de uma corretora caso encontre investimentos que atendam ao seu perfil e objetivos em instituições diferentes. No caso do banco, a oferta varia conforme o relacionamento e o patrimônio do cliente investido na própria instituição, e os bons produtos costumam estar disponíveis apenas para quem possui muito dinheiro.

QUAL É A MELHOR CORRETORA?

Não existe a melhor corretora . Existem várias opções, perfis, diferentes tipos de atendimentos, produtos ofertados e serviços prestados. É preciso escolher entre aquelas que mais se adéquam às preferências do investidor.

A boa notícia é que é possível testar várias até encontrar a ideal para você.

Para obter mais informações sobre taxas e características de corretoras independentes e bancos, acompanhe diariamente as newsletters gratuitas da Empiricus .

Website: https://www.empiricus.com.br/conteudo/newsletters/