Brasil, 19 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

A inflação e o planejamento do crescimento da economia

- Por Agostinho Celso Pascalicchio*

Uma pressão inflacionária pode existir quando a demanda por bens e serviços excede a produção. A grande procura por bens causa uma alta da inflação.

A procura por bens ou a demanda agregada da sociedade é constituída pelo valor que a sociedade realiza na compra por bens de consumo (C), nas despesas ou gastos nos bens destinados aos investimentos (I) desta sociedade, nas despesas públicas ou no valor dos gastos do governo (G) e no resultado líquido da balança comercial ou seja, o valor das exportações menos o valor das importações (X-M). Esta composição de valores totaliza o produto interno bruto (PIB) de um país.

Caso a demanda seja superior aos bens ou aos recursos disponíveis da economia, o resultado é uma pressão inflacionária. É a situação em que o aumento da demanda agregada ou do PIB real faz com que uma sociedade procure aumentar o seu limite a produção. Caso não ocorra este aumento de produção, os preços dos bens disponíveis nesta sociedade terão os seus valores aumentados.

Um aumento no nível do PIB, além da capacidade de oferta de produtos da economia, causará um aumento no preço de todos os produtos disponíveis. O excesso de compras da sociedade eleva os preços dos bens ofertados que estão em quantidade insuficiente para a sociedade.

A política em que o governo atua para mover a economia para o seu potencial de produção é chamada de política de estabilização e procura gerar a quantidade de produto para atender a sociedade sem causar inflação. Entretanto, no caso do Brasil, a quantidade de bens para atender a necessidade de produtos da sociedade atinge áreas e valores que podem chegar a ser elevados e até desconhecidos – por estarem espalhados em diversos setores e em várias regiões geográficas – e sem acompanhamento ou atendimento por muitos anos.

Assim, existe uma grande ausência de produtos e serviços na sociedade. Existe uma grande pressão demandante. Atingem segmentos e regiões com grandes necessidades de bens. Existe uma demanda reprimida, particularmente em infraestrutura, serviços essenciais e em diversos setores industriais básicos para o crescimento do país.

A inflação controlada deste momento, um sucesso, apresenta muito menos desafios do que planejar a sua trajetória futura. A trajetória futura da inflação deve ser proposta juntamente com uma política de crescimento. Esta Política de Crescimento do País requer conhecer e planejar os atuais aspectos da demanda reprimida, planejar a forma de reduzir o desemprego, conhecer a indústria, suas características e a qualidade da capacidade instalada e da ociosa, e que ao entrar em operação pode causar uma inflação de custos. Requer planejar conhecendo diversos aspectos como o uso de itens de insumos ou de energéticos utilizados, além das perdas de processo entre outros. Requer conhecer as cadeias produtivas do mercado internacional e suas tendências. Esta política de planejamento é fundamental para evitar nova retomada da inflação. Este planejamento é necessário para não gerar o retorno de uma política recessiva. A política recessiva que foi utilizada pelo Brasil deveria ter sido usada apenas para obter sucessos anti-inflacionários no curto prazo. Entretanto, por ter sido empregada sequencialmente por vários anos, gerou consequências de difícil solução no presente.

Agostinho Pascalicchio é doutor em Ciências pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA, é professor universitário nas áreas de economia, engenharia econômica e de energia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável pela avaliação financeira de projetos na Comunidade Européia.

O especialista está disponível para comentar o assunto.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::