Como as estratégias do marketing constituem suas demandas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Wys

O CEO da Agência Wys, Pedro Bruder, Sócio-fundador do Grupo Wys Tecnology, hoje com sede no Brasil e ramificações de atendimento em países como EUA, Índia e Portugal, nos dá uma ideia sobre o posicionamento do marketing, e como aproveitá-lo para benefício de empresas nacionais ou globais.

“Quando decide-se precisar de algo, a probabilidade de valorizar-se o “molho” antes de considerar o “peixe” é maior do que se pode perceber.

Uma pesquisa realizada pela SPC Brasil (empresa de tecnologia) aponta os diversos fatores que levam à criação do "sonho de consumo": foi constatado que 42 % da força de decisão é acreditar que o produto será um símbolo de prestígio e conquista diante daqueles que o rodeiam, acrescentado de que 34% dessa vontade surge simplesmente por um produto estar em evidência.

A ideia não é fazer apologia ao minimalismo para consumidores, mas um despertar controverso para duas realidades: a de quem compra e a de quem vende. Sabe-se que ambos precisam existir para uma economia crescente.

Para quem está no grupo das empresas, é fundamental atentar-se em deixar a equipe de marketing atualizada a tais estudos e a números que comprovam a eficiência de boas estratégias, além da eficácia das ações quando o gosto do seu público é compreendido de acordo com o momento - "momento" pois as preferências pegam carona com o "fator social" na era da internet - claro que a base continua a mesma, como o estilo e as necessidades daquele público específico. Tanto se um produto está na categoria "peixe", ou seja, é uma necessidade primária, quanto na categoria "molho", um complemento "supérfluo".

Aplicar o conhecimento que o neuromarketing proporciona na base de qualquer campanha e identidade visual é a melhor forma de plantar a semente no solo correto. E com o marketing digital presente na atualidade, ao contrário do que muitos pensam, as estratégias ganham incontáveis novos métodos, e a complexidade de sincronizá-los aumentou consideravelmente em comparação com o off-line. A boa notícia é que, na maioria das vezes, se faz mais com menos; assim como os resultados podem ser analisados precisamente e o público a ser alcançado pode ser filtrado através de um funil de vendas ou softwares integrados a cada canal, que podem distribuem mídias de forma precisa.

Entender do assunto ou colocá-lo na mão de uma agência especializada é muito importante! Diante de tanta concorrência para qualquer produto que se tenha em mãos, a "isca que brilha mais" tem maiores chances de ser vista e então, mordida. Para criar a "isca perfeita" um produto deve começar por despertar três elementos no consumidor: atenção, emoção e memória, e quanto mais aguçados forem os estudos a respeito do comportamento do público, melhor serão aplicadas as estratégias e mais forte serão despertados os três elementos; ganhando a tão buscada evidência na mente do consumidor.

Como usar os três elementos para criar a "isca perfeita"
Com o excesso de concorrência, torna-se cada vez mais difícil chamar a atenção do consumidor, pelo menos isso é o que o mercado da comunicação quer que se acredite. Na realidade, é tanto do mesmo, que qualquer empresa com criatividade e inovação pode criar o estímulo correto para sair na frente quando o assunto é a atenção do consumidor.

Para a neurociência, esse estímulo é a chave para manter a atenção - se for possível fazer isso sem exigir grande esforço cognitivo do possível cliente, melhor ainda.

Diretamente ligado ao estímulo, vem a emoção que gera motivação, e até mesmo emoções não-conscientes são capazes de influenciar diretamente o comportamento do consumidor. Existem duas dimensões a serem trabalhadas para obter um bom efeito na tomada de decisão: a dimensão de valência, responsável pela direção da emoção, de forma que estímulos considerados agradáveis e positivos geram aproximação, e o contrário ocorre com estímulos desagradáveis; e a dimensão de intensidade que de forma a completar a direção, mede o quão positiva ou negativa é a experiência gerada pelo estímulo.

Se o produto foi capaz de chamar atenção através de um estímulo positivo que gerou boas emoções ao futuro possível cliente, então muito provavelmente proverão bons resultados no terceiro elemento fundamental, a memória. Podem ser usados dois fatores como base para criar e manter emoções ligadas à imagem na memória do consumidor: a repetição - como por exemplo o Mc Donald’s usou para nos fazer absorver permanentemente todos os ingredientes do Big Mac -, ou por emoção, relacionando diretamente o seu produto a memórias positivas - como natal, presentes, sorrisos, um final de filme feliz ou qualquer momento nostálgico daqueles que nunca são esquecidos. A Coca-Cola emprega muito bem isso com o slogan "Abra a felicidade"

Agora existe uma base resumida de forma rápida do que seria um ponta pé inicial com qualidade nas campanhas publicitárias! Ainda existe muito a considerar; pode se obter mais com ajuda de bons profissionais (de preferência uma agência que possua uma equipe qualificada para cada segmento), pois cada item de uma campanha, desde a identidade visual geral, ao canal de veiculação requer um estudo aprofundado e muita técnica que apenas anos de experiência e teoria podem fornecer. É imprescindível lembrar-se sempre que um bom aprendizado garante boas estratégias, mas não garante bons resultados, pois os resultados dependerão da força e disciplina que se aplica na prática.

Precisa de ajuda para criar e implementar suas "incas perfeitas"? A Agência Wys Pode te ajudar!

Website: https://agenciawys.com.br/?utm_source=dino&utm_medium=texto-marketing