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10 anos de Simples Nacional: entenda como o recurso pode auxiliar o seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Gnipper
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Muita gente começou 2018 determinada a dar um outro rumo à vida profissional. Para quem resolveu se aventurar em abrir o próprio negócio, vale a pena prestar atenção a alguns pontos que podem auxiliar nessa nova incursão. Um deles é o Simples Nacional.

O sistema de incentivo tributário não é exatamente novo – na verdade, existe há 10 anos - , mas muitos micro e pequenos empreendedores ainda tem dúvidas sobre se podem ser contemplados por ele e como utilizá-lo. As alterações que passaram a valer em janeiro de 2018 também contribuíram para que essas dúvidas se multiplicassem. Afinal, de que maneira o Simples pode beneficiar o seu negócio?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o Simples foi desenvolvido exclusivamente para auxiliar o pequeno empreendedor (ME, EPP e MEI). Isso porque apresenta uma série de vantagens que desburocratizam processos, como menor tributação, facilidade de pagamento (via único DAS), favorecimento em licitações públicas e consequentemente, atendimento mais rápido.

As atividades permitidas pelo Simples Nacional abrangem comércio, indústria e prestação de serviços, inclusive profissionais regulamentados (médicos, advogados). .“Podem optar por essa tributação todas as empresas que faturam até R$3,6 milhões por ano. O empresário, no entanto, deve estar atento às mudanças realizadas no início deste ano.”, explica Keila Cristina, supervisora de planejamento societário da JJA Assessoria Fisco Contábil.

As alterações às quais Keila se refere estão previstas na Lei Complementar 155/2016, que mudou alguns aspectos de adesão ao Simples Nacional. Os limites para MEI e ME, por exemplo, subiram para R$ 4,8 milhões a cada doze meses, considerando uma média mensal de R$ 400 mil. Foram incluídos também ramos de atividades que até então não haviam sido contemplados, como pequenos produtores de bebidas alcoólicas, desde que inscritos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Houve também uma mudança nas faixas de faturamento – que caíram de 20 para 6 – e alíquotas. O micro e pequeno empresário também deve se atentar às novas regras para exportação, licitações e outras atividades, que também mudaram.”, finaliza.

Sobre a JJA
Fundada em 1992, a JJA Assessoria Fisco Contábil fornece serviços de contabilidade com transparência, exatidão e pontualidade, permitindo aos empresários e empreendedores usufruírem de serviços ágeis e eficientes.

Localizada em Campinas, interior de São Paulo,a JJA é uma das mais bem conceituadas organizações contábeis de toda a região metropolitana. Atualmente é dirigida pelos contabilistas Aedi Cordeiro e Cleonice Gomes.

Especializados também em controladoria, estes profissionais souberam adaptar a JJA e seus clientes ao ritmo alucinante de mudanças do cenário contábil atual, com a chegada da tecnologia digital e das modernas ferramentas de gestão empresarial, ajustando-se também aos moldes fisco-contábil regidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Inovação faz parte do DNA da JJA Assessoria Fisco Contábil. Investir em avançadas tecnologias de integração de dados aos sistemas utilizados pelos clientes, fez com que a empresa se tornasse referência em contabilidade integrada, oferecendo todo o apoio estratégico e, desta maneira, construindo um estreito relacionamento baseado na confiança de cada um dos seus clientes.

Para colocar seu forte compromisso em prática por meio de seus serviços de assessoria e consultoria, a JJA Assessoria Fisco Contábil possui colaboradores especializados nas áreas contábil, tributária, trabalhista, planejamento societário, recuperação de impostos e auditorias.


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