Brasil,

3 Principais dúvidas sobre a compra de dólar e outras moedas para viajar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Mohring Domingues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Preparar-se para uma viagem internacional é mais simples do que pode parecer. Após procedimentos básicos, como definir destino e comprar passagens, o próximo passo consiste em trocar dinheiro — seja a compra de dólar ou qualquer outra moeda. Mas algumas dúvidas rondam a cabeça dos viajantes e, somadas à ansiedade pelo passeio, podem atrapalhar.

Para facilitar ao máximo e não precisar correr contra o tempo, preparamos este artigo para responder às principais dúvidas sobre a compra de dólar e outras moedas.

1 - Comprar Dólar e Outras Moedas Antes ou Depois do Embarque?

Essa é simples de responder. Embora muita gente se enrole e acabe tendo de realizar a operação de câmbio já no seu destino, no exterior, o mais indicado é jamais escolher essa opção.

Isso porque você vai dar "adeus" às possibilidades de pesquisa e ficará refém das taxas locais. Normalmente não são compensatórias, uma vez que a reserva de real — a moeda provável que você terá em mãos para a troca — no exterior costuma ser pequena.

Para ter uma boa taxa de lucro, corretoras estrangeiras jogam o valor do real para baixo. Em solo brasileiro, você tem a vantagem de ter diferentes opções de troca de moeda.

Uma alternativa interessante para isso é utilizar o site do BoaTaxa. O Portal já traz todas as cotações praticadas entre as casas de câmbio da sua cidade ranqueadas de acordo com o preço cobrado — sempre com instituições credenciadas a operar no mercado pelo Banco Central.

2 - Comprar Dólar e Outras Moedas de Uma Só Vez?

Alguns clientes costumam se perguntar se devem fazer a troca da quantia desejada para a viagem de uma só vez ou fraciona-la em mais de uma operação. Essa dúvida surge também em função da taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), cobrada sempre que o câmbio é realizado.

Na verdade, o IOF é cobrado sobre o valor da operação. Então, na prática, não há diferença na quantia paga de IOF sobre as trocas de dinheiro. O que faz a diferença é comprar dólar ou outra moeda de maneira gradual — e não de uma só vez.

Isso favorece para o viajante não ficar refém de taxas de última hora. Caso você consiga separar algum tempo do dia para conferir as cotações, durante uma semana por exemplo, conseguirá perceber a movimentação do mercado. Assim, será possível notar quando o dólar ou qualquer outra moeda estiver em baixa — ou seja, identificar um momento propício para a operação.

3 - Dólar Turismo ou Dólar Comercial?

Esta é uma dúvida muito comum entre as pessoas que fazem uma operação de compra de moeda estrangeira pela primeira vez. No entanto, a resposta é simples: se você deseja adquirir moeda em espécie ou cartão pré-pago para usá-la em uma viagem, você irá operar com dólar turismo. Já se a finalidade da operação for para uma Remessa Internacional, Importação ou Exportação, o dólar a ser operado será o comercial.

Website: https://boataxa.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar