Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Corretor, saiba como evitar que seu CNPJ seja cancelado

Corretor, saiba como evitar que seu CNPJ seja cancelado

Recentemente, quem está enquadrado no MEI e não estava em dia com as suas obrigações com o Fisco teve o seu CNPJ cancelado. Especialistas consideram que a medida foi positiva já que muitas pessoas fizeram inscrição no MEI por impulso e não deram continuidade ao processo arcando com o pagamentos mensal da guia – portanto ficaram inadimplentes – ou deixando de fazer a declaração anual.

Alguns corretores de seguros que são micrompreendedores individuais (MEIs) estão nessa lista de suspensão. É possível conferir no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) os cadastros suspensos. O banimento do CNPJ significa que o MEI perderá seu cadastro e terá que se formalizar novamente, caso queira realizar atividade econômica como Microempreendedor Individual porque não é possível reverter o cancelamento. Nesse caso, será fornecido um novo número de CNPJ.

É importante ter em mente e estar atento porque todo ano será feita uma limpa no sistema, ou seja, haverá cancelamento anual de CNPJs. Se você é corretor e está inscrito no MEI deve sempre estar atento para não ter esse tipo de problema. Para não ter a inscrição cancelada é preciso estar em dia com o pagamento da contribuição mensal (Guia DAS-MEI) e, também, a declaração anual (DASN-MEI). Essas são obrigações do MEI.

Por outro lado, os empreendedores individuais que tinham apenas algumas parcelas em atraso podem regularizar a situação por meio do Portal do Empreendedor. Lá, é possível gerar as guias DAS referentes aos meses em atraso e efetuar o pagamento dentro do vencimento previsto no documento.

No caso das declarações anuais não entregues, também é possível regularizar a situação no portal. É preciso pagar a multa, no valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) por ano em atraso, ou de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI, ainda que integralmente pago, limitada a 20% (vinte por cento), e entregue também por meio do Portal do Empreendedor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo