Liderança sem preparo pode causar prejuízos emocionais e financeiros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Fagundes

Programa de capacitação respaldado em estudos da neurociência utiliza ferramentas de autoconhecimento e vivências para treinar líderes

“Quando um funcionário se torna gestor sem estar preparado, diversos prejuízos podem ocorrer, diz Silvia Rodrigues (cofundadora da Lid Lab).

Veja se você se identifica com essa história:

Felipe era um excelente técnico em sua área de atuação. Por estar já há algum tempo na empresa e ter se destacado no setor, sua gerência achou que deveria recompensá-lo e o promoveu a um cargo de gestão. Assumindo a nova posição, ganhou também uma equipe para liderar, inspirar e desenvolver. Contudo, Felipe não foi preparado para esse novo desafio. Com o passar dos meses, seus níveis de estresse e frustração começaram a subir. Sentia-se incapaz e, cada vez mais, desmotivado com suas novas responsabilidades. Isso trouxe, como consequência, sérios prejuízos emocionais e financeiros para a empresa, para ele e para sua equipe.

O personagem é fictício, mas a história é um clássico do mundo corporativo. Para evitar este problema, é essencial haver a preparação dos gestores, especialmente no caso da primeira liderança.

Com o objetivo de alavancar o desempenho de profissionais que recentemente assumiram sua primeira posição de liderança, surge no mercado o programa De Repente Líder. Criado pela empresa paulista Lid Lab o programa é uma jornada de aprendizagem respaldada nos mais recentes estudos sobre o cérebro.

Segundo Silvia Rodrigues, consultora no desenvolvimento de lideranças há mais 10 anos e cofundadora da Lid Lab, quando um funcionário se torna gestor sem estar preparado, diversos prejuízos podem ocorrer, como queda no desempenho e frustração do profissional, refletindo na motivação e produtividade de toda a equipe. "O programa De Repente Líder existe para preparar e fortalecer o novo gestor, de maneira que o aprendizado se repercuta na sua vida profissional e na sua autoestima, impactando positivamente a equipe e os resultados".

Consultoria + treinamento = resultados positivos!

O diferencial da ação: um mix de treinamento e consultoria. Além dos conteúdos teóricos o novo gestor é conduzido a identificar e resolver suas próprias dificuldades e desafios, através de uma abordagem leve e de fácil compreensão, que leva em conta a maneira usada pelo cérebro na aprendizagem.

Ao todo, três conjuntos de elementos principais compõem a abordagem: ambiente propício à geração de insights, conexão emocional e experimentação, e a repetição e espaçamento para retenção efetiva do aprendizado. Os resultados são: mudanças positivas e duradouras. "A neurociência mostra que é preciso estar em um ambiente ideal para aprender, ou seja, calmo e tranquilo, liberando o córtex pré-frontal (a parte do cérebro que entre outras funções processa novos aprendizados) para o processamento das informações, o que é essencial para estimular novas conexões", esclarece Silvia.

Caminho para o êxito

Por ser essencialmente prática, a iniciativa é indicada para profissionais que já estão em cargos de liderança. Na primeira etapa, nomeada "Líder de si", o objetivo é promover o autoconhecimento do gestor. É preciso saber quais são suas capacidades e limitações antes de partir para a etapa seguinte, "Líder de equipe". Entre as duas fases, o profissional realiza atividades para colocar em prática o que está aprendendo, usando questões reais, vivenciadas por ele e seu time.

Então, é hora de se tornar "Líder do mundo" e, para isto, é preciso ampliar a visão do profissional sobre o papel do líder, provocando reflexões sobre como ele pode fazer a diferença. Como lembra Mathias Guerineau, cofundador da Lid Lab, "o mundo vem se transformando em ritmo acelerado. Em apenas alguns meses, startups e empresas de tecnologia são capazes de desestabilizar até os mercados mais tradicionais, e muitas revoluções ainda estão por vir" - é preciso que o líder entenda isso. "Ser protagonista deste mundo se torna cada vez mais uma questão de sobrevivência para as empresas", esclarece.

Por fim, na fase de "Manutenção" é feito o monitoramento dos avanços realizados e a fixação do aprendizado, assegurando-se de que o conteúdo não caia no esquecimento. "Segundo estudos do psicólogo Ebbinghaus, até 90% do conteúdo de um treinamento é esquecido em apenas alguns dias", destaca o site da empresa.

E para evitar que mais profissionais se frustrem e causem prejuízos para as empresas,
A Lid Lab acredita que pode mudar a história de seus Felipes.

Website: http://www.lidlab.com.br