Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Imposto de Renda 2018 - Está na hora de se preparar para a declaração

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Sperandio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imposto de Renda 2018 - Está na hora de se preparar para a declaração

Confira quais são os documentos necessários e evite erros e contratempos

A partir do dia 23 de fevereiro a Receita Federal deve liberar para download o programa gerador do Imposto de Renda 2018.

Para evitar aquela correria de última hora, o contribuinte já deve começar a se preparar para a declaração do IR Pessoa Física 2018, ano-base 2017. Nesse ano, o prazo para a entrega da declaração deve começar no início do mês de março e encerrar em 28 de abril.

“A dica para quem pensa em entregar a declaração logo no início é começar o quanto antes o processo de organização dos documentos necessários”, explica Andréa Nicolini, coordenadora tributária da Sage Brasil.

Segundo ela, a prática aumenta as chances de que a declaração seja entregue sem erros, omissões ou inconsistências. “Quanto mais cedo o contribuinte levantar e solicitar os documentos junto a bancos e médicos, por exemplo, maior será o tempo para correr atrás de informações que possam estar faltando”, ressalta.

Além disso, quem enviar a declaração no início do prazo, também recebe mais cedo a restituição do Imposto de Renda – caso tenha direito a ela. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

Confira abaixo a lista dos principais documentos para a declaração do IR 2018:

- Cópia da declaração do IR de 2017, impressa, arquivada na memória do computador, gravada em CD ou em pen drive;

- Título de Eleitor para o contribuinte que for declarar pela primeira vez;

- Informes de rendimentos recebidos das fontes pagadoras (no caso de assalariados, autônomos);

- Informe de rendimentos do INSS (no caso de quem recebe benefícios previdenciários) ou de entidades de previdência privada;

- Informes de rendimentos financeiros fornecidos por bancos;

- Informes de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada. É preciso nome e CNPJ da entidade;

- Recibos/carnês de pagamento de despesas escolares dos dependentes ou do próprio contribuinte. É preciso nome e CNPJ dos estabelecimentos de ensino;

- Recibos de aluguéis pagos/recebidos em 2017;

- Nome e CPF dos beneficiários de despesas com saúde, como médicos, dentistas e psicólogos;

- Nome e CNPJ dos beneficiários de pagamentos a pessoas jurídicas, como hospitais, planos de saúde, clínicas de exames laboratoriais, entre outros;

- Nome e CPF de beneficiários de doações/heranças e respectivo valor;

- Nome e CPF dos dependentes maiores de 8 anos, completados até 31 de dezembro de 2017;

- Nome e CPF de ex-cônjuges e de filhos para comprovar o pagamento de pensão alimentícia;

- Dados do empregado doméstico com os recolhimentos das contribuições ao INSS. É preciso nome, CPF e NIT do empregado e o valor total pago em 2017;

- Escrituras ou compromissos de compra e/ou venda de imóveis, terrenos, adquiridos ou vendidos em 2017;

- Documento de compra e/ou venda de veículos em 2017, além de marca, modelo, placa e nome e CPF/CNPJ do comprador ou do vendedor;

- Documento de compra de veículos ou de bens por consórcios em 2017;

- Documentos sobre rescisões trabalhistas, com valores individualizados de salários, férias, 13º salário, FGTS, entre outros.

Sobre a Sage

A Sage é líder de mercado e tecnologia para sistemas integrados de contabilidade, folha de pagamento e sistemas pagamento apoiando a ambição de empreendedores e desenvolvedores de negócios. Hoje, os tomadores de decisão de negócios medem o sucesso em relacionamentos, parcerias e comunidades fortes. É por isso que a Sage ajuda a orientar os construtores de negócios atuais com os mais inteligentes e flexíveis suporte, consultoria e softwares com base em nuvem para gerenciar tudo – de dinheiro a pessoas. Diariamente, mais de 13 mil colaboradores da Sage em 23 países trabalham com uma comunidade global próspera de mais de 3 milhões de empresários, proprietários de negócios, contadores, parceiros e desenvolvedores para vencer atingindo o sucesso de proprietários de negócios em todos os lugares. E como uma empresa FTSE 100, somos apaixonados por fazer negócios da maneira correta, apoiando nossas comunidades locais por meio da Fundação Sage.

Sage - líder de mercado e tecnologia para sistemas integrados de contabilidade, folha de pagamento e sistemas de pagamento alimentados pela nuvem apoiam a ambição dos empresários e construtores de negócios do mundo. Porque quando os construtores de negócios fazem bem, todos nós fazemos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar